Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto de Valadares define critérios e prazo de atualização para enquadramento de municípios na região do semiárido 7 de Maio 16H:22

Projeto de Valadares define critérios e prazo de atualização para enquadramento de municípios na região do semiárido

A Constituição Federal assegura ao semiárido nordestino metade dos recursos aplicados em programas de financiamento ao setor produtivo destinados à Região. E esse diferencial tem motivado os municípios a pleitearem sua inclusão no semiárido. A Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, definiu, para efeito de aplicação dos recursos, o semiárido como a região inserida na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm. Com base nesse critério, caberia à Sudene definir os limites da região.



Em 2007, a Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro, redefiniu os critérios de enquadramento no semiárido simplesmente indicando que caberia à Sudene, por meio de portaria, estabelecer seus limites dentro da área de atuação daquela Superintendência. Os critérios usados, foram propostos em 2005, quando o Ministério da Integração Nacional, no exercício das atribuições da Sudene – que somente seria recriada dois anos mais tarde – redefiniu o semiárido mediante a publicação de uma portaria sobre o assunto. E os critérios utilizados nesse exercício foram: precipitação pluviométrica média anual inferior a 800 milímetros; índice de aridez de até 0,5 calculado pelo balanço hídrico que relaciona as precipitações e a evapotranspiração potencial, no período entre 1961 e 1990; e risco de seca maior que 60%, tomando-se por base o período entre 1970 e 1990.

O enquadramento em ao menos um desses critérios passou a credenciar o município ao acesso, em condições diferenciadas, aos programas de financiamento ao setor produtivo, principalmente quanto aos encargos financeiros e à obtenção de um bônus de adimplência. Por considerar os critérios propostos justos e apropriados, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou o Projeto de Lei do Senado nº 146 de 2014, que sugere que esses critérios sejam incluídos em lei.

Além disso, o senador acredita que os procedimentos de enquadramento dos municípios visando à atualização dos limites da região do semiárido são pouco frequentes. “Ao longo do tempo, os indicadores de precipitação pluviométrica média anual, índice de aridez e risco de seca podem alterar-se significativamente. Esse é um aspecto particularmente preocupante em um contexto marcado por transformações climáticas aceleradas e por uma aparente tendência à desertificação de certas regiões do Nordeste nos anos recentes”, explicou.

Por isso, no PLS nº 146 de 2014, Valadares também propõe que, a cada cinco anos, os limites da região do semiárido sejam atualizados. “Para isso, os órgãos competentes deverão manter séries históricas atualizadas sobre os critérios de enquadramento propostos e pode ser preciso abordar dados tanto temporais como geográficos para garantir a disponibilidade de séries de longo prazo extensivas aos municípios da região”, defendeu Valadares.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.