Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto da Ponte Penedo-Neópolis está pronto e obra vai ser licitada 17 de Novembro 19H:01

Projeto da Ponte Penedo-Neópolis está pronto e obra vai ser licitada

Mais um passo está sendo dado na direção de tornar concreta uma ponte conectando os estados de Alagoas e Sergipe por meio dos municípios de Penedo e Neópolis.

 

O governador Renan Filho recebeu, nesta quinta-feira (17), das mãos do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e da presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, o projeto executivo da obra – instrumento imprescindível à fase de licitação pública para construção da ponte, antigo anseio da região.

 

O projeto executivo de engenharia rodoviária foi realizado pela Codevasf com investimento de R$ 2,3 milhões oriundo do Orçamento Geral da União por meio de emendas parlamentares destinadas à Codevasf pelo então deputado federal Renan Filho.


“A ponte é um empreendimento fundamental para ligar os dois estados. Penedo vai deixar de ser fim de linha para ser rota do desenvolvimento”, resumiu o governador alagoano.

 

O documento detalha os serviços de engenharia necessários à implantação, melhoramentos, pavimentação e obra de arte especial, inclusive estudos e projetos ambientais, nas rodovias estaduais AL-225 e SE-335, no trecho que compreende os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE).

 


“Este é um grande momento para a Codevasf e para a população dos estados de Alagoas e Sergipe. A construção dessa ponte traz a perspectiva de dias melhores para a população ribeirinha, facilitando o fluxo de pessoas entre os estados”, destaca a presidente da Codevasf.

 

Depois de construída, a ponte terá extensão aproximada de 1.072 metros e largura de 21,10 metros. Os acessos, que farão parte do projeto, estão calculados em 12 metros. O projeto incluirá ainda passeio e ciclovia, cada qual com largura estimada de dois metros. O custo total da obra está estimado em aproximadamente R$ 320 milhões.

 

“O empreendimento também deve melhorar o escoamento da produção agropecuária dos perímetros irrigados da Codevasf, tanto em Penedo, quando em Neópolis, especialmente para o transporte da safra de arroz, que é recordista nessa região”, ressalta Kênia Marcelino. A estimativa é de que mais de 80 mil pessoas sejam beneficiadas com a construção da ponte.

 

Benefícios da obra
A construção da ponte trará estímulo à economia local em razão da melhoria no escoamento de produtos e do aumento do fluxo de turistas, tendo como consequência a diversificação de serviços ligados ao turismo, como o artesanato, comércio local, gastronomia e hotelaria.

 

Do ponto de vista ambiental, a implantação da ponte está em sintonia com os programas que visam à melhoria da qualidade ambiental do rio São Francisco.

 

“A expectativa da Codevasf é de que a construção da ponte traga um grande impulso para o desenvolvimento da região do ponto de vista econômico e de mobilidade”, avalia o fiscal do contrato de execução do projeto, Rodrigo Benevelli.

 

Neste momento, são aguardadas as análises do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão responsável pelo licenciamento ambiental, para subsequente contratação e elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

 

Agência Notícia Alagoas

Foto: Guilher Cardel/Governo de Alagoas

Comentários

  • CLAUDIO VIEIRA 08/08/2023 às 11:45

    Uma obra essencial para o desenvolvimento das duas Cidades e para os dois Estados. Só tenho uma preocupação é que se essa ponte não sair agora eu temo que ela não saia tão cedo, mas eu acredito que dessa vez ela vai sair. Não vou dá meus parabéns agora, mas darei assim que eu puder atravessá-la a pé ou de outro meio de transporte a todos que fizerem parte desse projeto.

  • Francisca 03/05/2022 às 07:52

    A construção da ponte, será realmente, um grande marco para os dois Estados. É muito bem vinda a construção. parabéns governador.

  • Francisca 03/05/2022 às 07:51

    A construção da ponte, será realmente, um grande marco para os dois Estados. É muito bem vinda a construção. parabéns governador. Ex

  • antonio marcos santos costa 27/10/2021 às 10:03

    Uma obra de grande relevância e desenvolvimento da região não pode demorar tanto tempo para se obter uma licença ambiental.

  • Edno Feitosa Da Silva 13/12/2020 às 12:43

    E muito bom para Alagoas e Sergipe

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.