Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura lança Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral Oeste 31 de Janeiro 5H:13
COTIDIANO

Prefeitura lança Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral Oeste

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, lançou na tarde desta terça-feira, 30, o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do Trabalho Social da avenida Perimetral Oeste.O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira. A ação é realizada em parceria com a Diagonal Social, empresa responsável pela execução do trabalho técnico social realizado na região.

 

Como ação estratégica, serão promovidos cursos em diversas áreas, como gestão de negócios, construção civil e automotivos. Ao todo, serão qualificados 360 profissionais com 18 cursos, além de mentoria para 28 empreendedores e 37 atividades comerciais. Também serão realizadas ações voltadas para 100 mulheres com o objetivo de fortalecer o empoderamento feminino e o empreendedorismo.

Ao participar do lançamento, Edvaldo destacou que a obra da avenida Perimetral é muito importante para a cidade, pois além de ser um novo elo entre a capital e Nossa Senhora do Socorro, ela melhorará a mobilidade e será um novo vetor do desenvolvimento para Aracaju. "Tem gestores que quando realizam um projeto como este retiram as famílias do local. Nós não queríamos isso. Nossa ideia sempre foi manter as famílias que seriam retiradas para a abertura da via na mesma localidade. Então, o que estamos fazendo hoje é abrir uma nova perspectiva de vida para essa parcela da população. Sempre acreditei na força do poder público como instrumento de transformação de vidas. Foi para isso que entrei na política e é por isso que me empenho diariamente. O que nós queremos é que os moradores encontrem neste projeto novos caminhos para a melhoria de vida. Esse é o futuro que vislumbramos para os aracajuanos", afirmou.

Edvaldo destacou também a relevância da nova avenida para o progresso e desenvolvimento da localidade. "Vai atrair investimentos, o mercado imobiliário irá construir na região, entre muitos outros avanços. Isso significa que temos que preparar essas pessoas, para as quais iremos doar as casas, para que possam ter uma profissão e para que desenvolvam a visão empreendedora. Tudo isso para que, quando esse progresso chegar, elas possam estar aptas a disputar o mercado em pé de igualdade", ressaltou.

Para a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana, "esse é um momento único, quando damos um pontapé inicial e seguramos na mão de cada um dos beneficiados". "A Prefeitura não pensa somente a obra, mas também o lado social que ela tem. O que nós queremos é que essas famílias prosperem, recebam suas casas, mas também se tornem pessoas independentes", reiterou a secretária.

Parcerias
O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do Trabalho Social da avenida Perimetral Oeste é fruto de consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Requalificação Urbana da região Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro. A ação estratégica tem como objetivo ofertar apoio no desenvolvimento da comunidade afetada pelas obras da Avenida Perimetral Oeste, na inclusão socioprodutiva e incremento na renda familiar, com o intuito de evitar, reduzir e mitigar riscos de empobrecimento das famílias. Ao longo da ação, serão trabalhadas diversas estratégias, como consultoria customizada para negócios; apoio à reinserção no mercado de trabalho; e plano de empoderamento para mulheres, com foco no empreendedorismo, empoderamento feminino e violência de gênero.

"Essa é uma etapa em que vamos trabalhar todo o desenvolvimento econômico dessa região, desde a capacitação a uma mentoria aos empreendedores já existentes ao longo da avenida. Para além disso, estamos trabalhando no sentido de formar uma rede de apoio local, na qual as pessoas possam empreender nesse território de forma articulada, dentro de uma rede que possa proporcionar o desenvolvimento da região. São 18 cursos de qualificação, e fora isso, também vamos trabalhar um programa específico de empoderamento feminino", explicou a diretora de Gestão Social da Habitação de Aracaju, Rosária Rabelo.

Para a concretização dessas atividades, a gestão municipal conta com a atuação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e com a parceria do Sebrae, do Senac e do Senai. “O Senac entra nesse processo com a qualificação profissional dessas pessoas. Nosso objetivo nessa parceria com o município é dar a oportunidade de profissionalização para esses jovens, a partir de um curso. Que eles possam ter a possibilidade de uma profissão, e com isso, irem ao mercado de trabalho ou aplicar o empreendedorismo. Para nós essa é uma parceria relevante porque essa é uma ação socioeconômica. Nosso objetivo é a inclusão social, trazer às pessoas uma oportunidade e a realização de um sonho”, disse o diretor de Educação Profissional do Senac, Adalberto Souto.

Uma das inscritas no curso de Portaria Predial, Maria Aparecida dos Santos está com grandes expectativas para começar a qualificação. "O curso é muito importante porque é profissionalizante, e a Perimetral Oeste está nos ofertando essas vagas, o que é muito bom. A gente fica com a bagagem cheia, aprende algo que vai funcionar como emprego, como empreendedorismo. Tenho boas expectativas, pois vou conseguir ampliar o meu campo profissional", declarou.

Projeto
A Avenida Perimetral Oeste terá uma extensão total de 7,5 km, largura 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade, melhorando a trafegabilidade na Zona Norte da cidade, ao oferecer uma nova rota entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Além disso, ela traz a perspectiva de uma nova fronteira de desenvolvimento econômico.

Para construir a via, um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju "Construindo o Futuro", financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões. "Ao longo da execução da obra, a gente teve diversos deslocamentos de pessoas que foram realocadas para aluguel social, outras que foram indenizadas. E para os comércios que foram impactado, ainda que indiretamente, a gente tem diversos eixos de atuação, como esse apresentado no dia de hoje, para o desenvolvimento socioeconômico em que a gente atende a todos os empregados dos comércios, para que eles não percam os seus empregos e que também a gente possa ter um ganho motivacional e de desenvolvimento da capacidade deles em continuarem sendo empregados, empregadores e empreendedores", salientou a coordenadora-geral do programa de requalificação, Michelle Lemos.

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.