Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura já realizou quase 2 mil ações de desinfecção em áreas públicas 24 de Novembro 9H:51
COTIDIANO

Prefeitura já realizou quase 2 mil ações de desinfecção em áreas públicas

Com o objetivo de combater a proliferação do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem realizado, desde o dia 26 de março, a desinfecção de áreas públicas da cidade, totalizando, até o momento, 1.995 lavagens com a utilização de hipoclorito de sódio, além de sabão esterilizante.

De acordo com o diretor de Operações da empresa municipal, Bruno Moraes, mesmo com a diminuição dos casos diários de contaminação pela covid-19 em Aracaju, o trabalho de desinfecção de áreas públicas continua.

"Mesmo com a diminuição dos casos de infecção, a ação de limpeza desses espaços continua. Não baixamos a guarda. Mantivemos as ações no mesmo ritmo porque, até que se tenha uma vacina, as pessoas correm o risco de uma segunda onda de contaminação. A gente tem contribuído para não deixar que haja proliferação da doença. É a nossa parcela de contribuição com a Secretaria da Saúde, para que a população fique cada vez mais protegida", destaca o diretor.

Contando com um cronograma diário, a ação da Emsurb contempla áreas externas de locais onde há aglomerações, a exemplo de terminais, pontos de ônibus e de táxi, mercados, praças e calçadões, casas de apoio a idosos, unidade operacionais de segurança, áreas próximas a hospitais, além de clínicas e Unidades Básicas de Saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.

Conforme o diretor, há situações em que o trabalho de esterilização é realizado, também, na parte interna de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Espaços particulares, quando há uma maior aglomeração, também são alvos da ação. "A prioridade são espaços públicos, mas espaços particulares, como por exemplo as clínicas, que costumam ter uma frequência maior de pessoas circulando, fazemos essa ação nas calçadas, mas o foco são espaços públicos", reitera.

Na prática
Bruno Moraes explica que, na prática, os trabalhos começam pela varrição de toda a parte externa dos locais, depois, com o auxílio de um caminhão pipa, é aplicado, por meio de jato de alta pressão, o hipoclorito de sódio e o sabão desinfetante, eliminando o vírus que, porventura, esteja no chão, corrimão, paredes, dentre outros locais onde possa haver contato com a população.

"Até a última quarta-feira, 18 de novembro, totalizamos 1.995 ações, já contando com as repetições, a exemplo de terminais de ônibus, que passam sempre por esse procedimento. O trabalho precisa ser repetido em alguns locais de aglomeração", revela o diretor, ao lembrar que todos os trabalhadores que estão na linha de frente da limpeza foram treinados e atuam com os devidos equipamentos de proteção individual, como óculos, máscaras com filtro para gases, luvas, macacão e respirador facial.

Bruno conta, ainda, que o serviço funciona de segunda a sábado, com uma equipe por dia, totalizando seis agentes de limpeza, além de um caminhão pipa. Em média, diz ele, são realizadas 10 ações, por dia. "O produto é levado ao local e esses agentes de desinfecção, paramentados com equipamentos de proteção individual, entram em ação. Em média, fazemos 10 desinfecções por dia, mas depende muito do local a ser atendido. São sete horas de serviço diário, iniciando pela manhã e concluindo no fim de tarde. O método é sempre o mesmo", explica.

Fonte: Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.