Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura faz busca para localizar vacinados que não voltaram para a segunda dose 20 de Abril 16H:55
SERVIÇO | Por Max Augusto

Prefeitura faz busca para localizar vacinados que não voltaram para a segunda dose

Prefeitura faz busca ativa para avaliar índice de absenteísmo da segunda dose contra covid

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está fazendo um levantamento para avaliar a taxa de abstenção dos aracajuanos que receberam a primeira dose e não retornaram para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19.

Em Aracaju, a imunização contra está sendo feita com a vacina CoronaVac, com prazo entre as doses de 21 dias, e com a AstraZeneca, que tem uma janela de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.

Segundo a secretária da Saúde, Waneska Barboza, dados preliminares, do prontuário eletrônico, indicam um índice de absenteísmo em torno de 18%. Entretanto, explica ela, esses são números frios, que precisam ser contextualizados.

"Nós entendemos que esse percentual não é fidedigno. Há pessoas que tomaram a segunda dose e ainda não foram registradas no prontuário. É possível que existam casos de pessoas que tomaram a primeira dose e foram a óbito, pessoas que mudaram de município”, detalha.

Para chegar a um número mais real, a Secretaria da Saúde iniciou uma busca ativa, entrando em contato com todas as pessoas que tomaram a primeira dose e que já estão no período de tomar a segunda, para confirmar se de fato elas não foram se vacinar. “Assim, nós podemos ter um dado mais real e saber os motivos pelos quais essas pessoas não foram receber a segunda dose”, informa a secretária.

Waneska relata que essa busca ativa possibilitou identificar que algumas das pessoas que constam no prontuário como se não tivessem recebido a segunda dose, já haviam se vacinado, faltava apenas cadastrar os dados no sistema. “Isso reforça que esse percentual não é real. Após a finalização desse levantamento, nós vamos poder apresentar esses dados de forma mais correta”, destaca.

Importância da segunda dose
De acordo com Waneska, é fundamental respeitar os prazos entre as doses, pois só assim a imunização será efetivada. “O esquema vacinal só se completa com as duas doses. A primeira estimula o organismo a iniciar a produção de anticorpos, mas é com a segunda dose que esses anticorpos estarão ativos, permitindo que o organismo se defenda em caso de contaminação”, salienta a secretária.

Waneska informa, ainda, que entre uma dose e outra, é possível ser contaminado. Nesses casos, quando a testagem dá positiva durante o intervalo, é necessário aguardar 30 dias para tomar a segunda dose.

“Não precisa iniciar um novo esquema vacinal, basta informar na unidade de vacinação que o atraso se deu devido à contaminação e proceder a aplicação da segunda dose normalmente, completando o esquema vacinal”, explica Waneska.

 

Da Agência Aracaju

Foto: Marcelle Cristina

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.