Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitos devem instituir até segunda-feira a Comissão de Transição 4 de Novembro 19H:11

Prefeitos devem instituir até segunda-feira a Comissão de Transição

Os prefeitos sergipanos em final de mandato têm até a segunda-feira, 7, para instituir a Comissão de Transição, composta por membros das atuais e das futuras gestões. A data limite para tal obrigação é o dia 5 de novembro, mas como este ano caiu em um sábado, o prazo se estende até o dia útil seguinte.



Essa é uma das exigências da Resolução Nº. 301, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que dispõe sobre as transições de governo com o objetivo de garantir a observância dos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal.



Conforme o dispositivo, o município deve expedir portaria específica com, no mínimo, um representante de cada uma das seguintes áreas: Controle Interno, Finanças, Saúde, Educação, Administração e Previdência - esta última, nos municípios onde houver Regime Próprio de Previdência Social instituído.

Eles ficarão responsáveis por fornecer documentos como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual para o exercício seguinte, o demonstrativo dos saldos disponíveis, demonstrativo dos restos a pagar, entre outras informações.



Segundo o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa, dessa forma a Corte de Contas busca assegurar que o candidato eleito "possa se inteirar do funcionamento dos órgãos e das entidades da administração e preparar os atos de iniciativa da nova gestão".



Ainda segundo ele, a nova norma foi motivada pela necessidade de adoção de procedimentos administrativos e legais quando da transição de governo, "de modo a não inibir, prejudicar ou retardar ações e serviços em prol da comunidade, evitando a descontinuidade administrativa no município"

 

TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.