Poder e Cotidiano em Sergipe
25 de Agosto 7H:41

"Precisamos evitar a falta de água para 1 milhão de sergipanos”, alertou Jackson na Codevasf

O governador Jackson Barreto esteve na tarde de ontem (24), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para tratar de assuntos de interesse de Sergipe com a presidente Kênia Régia Anasenko Marcelino.

 

Entre as questões tratadas na reunião, a principal foi a obra de dragagem do Rio São Francisco em Telha, na altura da captação de água da adutora do São Francisco, que abastece a grande Aracaju.

 

"Minha preocupação é que com a diminuição da vazão do Rio São Francisco pela Chesf [Companhia Hidrelétrica do São Francisco], que já comunicou que vai baixar para 700 metros cúbicos por segundo, teremos uma dificuldade muito grande para captar água para um milhão de pessoas da Grande Aracaju, que é abastecida pela adutora do São Francisco. Minha luta é para que seja feito uma dragagem no rio, de forma preventiva, para não deixarmos acontecer uma situação de emergência, um colapso pela falta d'água" declarou o governador.

 

O governador deixou claro que sua preocupação se dá pelo seu conhecimento da burocracia. A presidente Kênia Régia explicou que há a necessidade de se vencer a etapa do decreto de emergência pela Defesa Civil do Governo Federal, e que após isso, irá dar os encaminhamentos para repassar os recursos para a superintendência da Codevasf em Sergipe realizar a obra de forma emergencial.

 

Jackson Barreto informou que gostaria que a própria Deso realizasse a obra. Ele explicou que como a Deso opera a adutora diariamente, tem know-how e conhecimento de causa e pode dar mais agilidade ao processo. "Conversei com o ministro da Integração Nacional, Élder Barbalho, no dia 11 de agosto, uma quinta-feira. No domingo seguinte, à noite, no dia 14, o presidente Michel Temer me ligou pessoalmente para dizer que estava liberando os recursos. Ele entendeu a urgência e o tamanho do problema. Agora precisamos correr para evitar o pior”, afirmou Jackson.

 

O governador disse que a Codevasf historicamente tem sido muito questionada na região do São Francisco pela demora na execução das obras sob sua responsabilidade e que está tendo a oportunidade de criar uma imagem positiva com a execução de projetos para beneficiar a população ribeirinha e realizar essa importante obra de dragagem para a Grande Aracaju.

 

“Essa problemática precisa ser enfrentada com muita responsabilidade e com o senso de urgência que o assunto merece. Fiz esse alerta ao ministro Élder Barbalho e volto a fazer para a presidente da Codevasf, Kênia Régia. Se esse processo for andar pelos caminhos burocráticos normais, corremos o grande risco de passarmos dificuldades na captação de água da adutora do São Francisco e comprometer o abastecimento de toda Aracaju. São um milhão de pessoas. Temos que evitar um colapso”, alertou o governador.

 

Jackson Barreto explicou que essa reunião serviu também para que ele pudesse conhecer a nova presidente da Codevasf e tratar de outros temas de interesse de Sergipe, a exemplo do andamento do Canal de Xingó, do Projeto Jacaré-Curituba e das ações emergenciais de combate aos efeitos da seca nos municípios atingidos e que são abrangidos pela Codevasf. "Tivemos uma conversa muito boa, franca e eu gostei. Achei produtiva a forma como ela recebeu nossas preocupações. Conversamos sobre o nosso plano de trabalho e coloquei o estado de Sergipe a disposição para trabalharmos juntos em benefício da nossa população”, revelou o governador.

 

A presidente Kênia Régis informou que a Codevasf está disposta a realizar políticas integradas com o governo estadual para ajudar a população da área de influência do Rio São Francisco.

 

ASN

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.