Poder e Cotidiano em Sergipe
Praça General Valadão recebe evento pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos amanhã 9 de Dezembro 9H:55
SERVIÇO

Praça General Valadão recebe evento pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos amanhã

Realizado pelo Governo de Sergipe, Comissão da Verdade e Prefeitura de Aracaju, programação inclui exibição de depoimentos e shows das bandas Maua e Karne Krua
Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, amanhã, 10 de dezembro, o Governo de Sergipe realizará um evento na Praça General Valadão, a partir das 17h30. Com o tema “71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a programação contará com projeções de vídeos contendo depoimentos colhidos pela Comissão Estadual da Verdade, e a apresentação musical das bandas Maua e Karne Krua - monitorada pela censura, no período da Ditadura Militar.

 

A iniciativa é da diretoria de Direitos de Humanos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (DIDH/Seit) e da Comissão Estadual da Verdade, com o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, que contribuem com a estrutura e a mobilização para o evento.

A programação tem o objetivo de demarcar a relevância da data, celebrada em todo o globo, e de reafirmar a importância dos direitos adquiridos, segundo conta o diretor de Inclusão e Direitos Humanos da Seit, João Martins. “O dia 3 de dezembro é mundialmente conhecido como Dia Internacional dos Direitos Humanos, porque nesta data, em 1950, a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. É de grande relevância chamar a atenção para as conquistas garantidas tanto nessa Declaração, quanto na Constituição Federal. Não podemos abrir mão dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais conquistados”, defende.

O diretor destaca, ainda, a luta em prol dos Direitos Humanos no Brasil. “Atualmente, vivemos um momento de disputa de narrativas, em que muitos defendem posições fascistas e negam as violações ocorridas no período Ditadura Militar no Brasil. Negam que pessoas foram perseguidas, torturadas e mortas. Isso não deve ser esquecido nunca, para que possamos avançar enquanto sociedade. Neste evento, queremos evidenciar que uma das nossas maiores riquezas é o respeito à diversidade humana e o reconhecimento do outro como um ser de direitos”, disse.

Para se somarem à organização do evento, o Governo de Sergipe convoca instituições e organizações que atuam na defesa dos direitos humanos no Estado para a reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (09), às 11h, no Auditório do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), localizado na sede da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) – Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.

 

Da SECOM/SEIT/SEAGRI - Governo de Sergipe

Foto: Pritty Reis

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.