Poder e Cotidiano em Sergipe
PL permite câmara de vereadores reconhecer calamidade pública 10 de Janeiro 16H:38
PODER

PL permite câmara de vereadores reconhecer calamidade pública

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 265/2023, propondo uma significativa alteração ao conceder às câmaras de vereadores a competência para reconhecer o estado de calamidade pública nos municípios.

Atualmente, tal atribuição está nas mãos das assembleias legislativas. A proposta visa facilitar o processo de reconhecimento de situações emergenciais, como a pandemia de covid-19, que desobriga os entes federados de cumprir certos limites e resultados fiscais.

A iniciativa da senadora destaca que, embora a Constituição preveja a autonomia dos municípios, a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000) não reconhece seu direito de decretar estado de calamidade pública. Durante a pandemia, diversos governos precisaram declarar emergência em saúde e calamidade pública, porém, a legislação atual não concede essa autonomia aos municípios.

A senadora argumenta que a norma estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal é inconstitucional, violando a forma federativa de Estado. Segundo ela, a câmara de vereadores, por conhecer a realidade local e ter competência para julgar as contas do prefeito, deveria ser a responsável pelo reconhecimento do estado de calamidade.

Durante o estado de calamidade, caso o projeto seja aprovado, ficarão suspensas regras como limites e condições para operações de crédito e recebimento de transferências voluntárias nas localidades afetadas. Os entes também serão dispensados de cumprir regras que determinem a aplicação de recursos vinculados a determinada finalidade, desde que esses recursos se destinem ao combate à calamidade pública. Além disso, haverá dispensa em regras de deduções para renúncia de receita e geração de despesa, desde que estejam relacionadas ao combate à calamidade pública.

O projeto ainda não foi distribuído a nenhuma comissão, mas sua proposta é fundamental para fortalecer a autonomia local em momentos de crise, como os enfrentados durante a pandemia.

Com informações de Senado Federal

Foto: Marcos Oliveira

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.