Poder e Cotidiano em Sergipe
PL de Eduardo Lima contra pedofilia e cyberpedofilia torna-se lei em Aracaju 17 de Janeiro 13H:18
PODER

PL de Eduardo Lima contra pedofilia e cyberpedofilia torna-se lei em Aracaju

Vereador também comemora lei Federal que criminaliza Bullying e Cyberbullying

A Prefeitura de Aracaju sancionou a Lei 5458/2022, que determina a afixação de cartazes contra a prática de pedofilia e cyberpedofilia na capital de Sergipe. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolecente na Casa.

Segundo o texto da lei, é obrigatório a afixação de cartazes ou letreiros digitais constando informações sobre como e onde denunciar tanto a prática de pedofilia como também cyberpedofilia, visando combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, esclarecendo à população sobre os canais de denúncias e informações de utilidade pública.

As Escolas da rede pública e privada, unidades de assistência social, transportes coletivos e escolares, motéis, hotéis, restaurantes, clubes sociais, associações recreativas ou desportivas e outros locais de uso coletivo serão obrigados a afixar cartazes ou letreiros digitais denunciando a pedofilia e a Cyberpedofilia.

“Com esta lei, de autoria do nosso mandato, daremos um passo à frente ao combate a pedofilia e cyberpedofilia em Aracaju. A Prefeitura está autorizada a colocar nos principais pontos da cidade, como outdoor, banners, nos ônibus e nos seus terminais, como as pessoas podem denunciar os abusos cometidos contra crianças e adolescentes por meio do Disque 100”, destacou Eduardo Lima.


Lei Federal contra o Bullying e Cyberbullying

Na última segunda-feira, dia 15, o Governo Federal sancionou a Lei 14.811/2024, originada de um Projeto de Lei do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que segundo a Agência Senado, “institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e promove alterações significativas no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e no Estatuto da Criança e do Adolescente, criminalizando, por exemplo, as práticas de bullying e cyberbullying”.

No texto da Lei recém-sancionada, é considerado crime hediondo contra criança e adolescente, sem direito à fiança e anistia, adquirir ou armazenar imagem pornográfica com menores de 18 anos.

“Essa lei sancionada pelo Governo Federal vai garantir que muitas brincadeiras vexatórias e chacotas cometidas, principalmente, contra crianças e adolescentes, na escola, que levam as pessoas a se isolarem dando margem para depressão, ansiedade e outros problemas mentais, se tornem crime e levem à punição. Outro ponto importante desta lei, é que a pedofilia e cyberpedofilia também estão inclusos, o que ajuda ainda mais na nossa luta diária contra abusos infantojuvenis”, comemorou o vereador.

Fonte: Agência Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.