Poder e Cotidiano em Sergipe
Pequenos negócios entram na pauta prioritária do senador Laércio Oliveira 31 de Janeiro 7H:57
PODER

Pequenos negócios entram na pauta prioritária do senador Laércio Oliveira

O Senador Laércio Oliveira apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos para relatar o PLP 261/2023. O projeto corrige o teto de faturamento das empresas de pequeno porte, microempreendimentos e do Microempreendedor Individual -MEI, do sistema tributário Simples Nacional. A proposta prevê reajustes anuais, pelo IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O PLP 261/2023 é do senador Mecias de Jesus.

De acordo com as queixas recebidas por Laércio, vindas dos próprios empreendedores, milhares desses pequenos empresários podem fechar as portas, se o governo não fizer o ajuste.

Esses pequenos negócios vão desde panificadoras, salão de beleza, mercearias e feirantes, até consultórios médicos. A grande maioria precisou reajustar os preços dos serviços oferecidos para cobrir o aumento dos gastos com a inflação. Mas não houve lucro, e sim uma tentativa de equilibrar as contas. Mesmo assim, vão precisar mudar para outra faixa de cobrança do Simples, mais alta.

Segundo com o Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, são mais de 1 milhão de MEIs, micro e pequenas abertas no Brasil só no início do ano passado. O dado indica que a maior parte das novas empresas têm chances de se tornarem Simples Nacional. Contudo podem ser incluídas nesse grupo que está ameaçado de exclusão.

Entre janeiro e abril de 2023, os empreendedores individuais, micro e pequenos, foram responsáveis por 94% nos negócios aberto no Brasil. Na proposta defendida por Laércio Oliveira, o reajuste do limite de faturamento ocorreria sempre em janeiro. “Queremos evitar mais perdas para nossos microempreendedores, MEIs em decorrência de prejuízos com a inflação”, enfatizou Laércio.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.