Poder e Cotidiano em Sergipe
PEC de André Moura quer limitar reeleições 23 de Maio 5H:05

PEC de André Moura quer limitar reeleições

O líder do PSC na Câmara Federal, André Moura, está propondo uma reforma política, através da PEC 365/13 (que dá nova redação ao parágrafo 5º do art. 14 da Constituição Federal, referente à reeleição do Presidente da República, Governadores e Prefeitos). Ele já vem trabalhando para viabilizar a tramitação da sua proposta, que prevê a reeleição dos cargos Executivos só seria possível uma única vez, impossibilitando que a pessoa ocupe o mesmo cargo por mais de duas vezes.



Justificando, o deputado André Moura destaca que “devem prevalecer os assuntos de interesse comum e não os pessoais, ou de um mesmo grupo político, uma vez que a sociedade é composta de diversos grupos, e como está previsto hoje na Constituição Federal, mesmo sem haver a reeleição sucessiva, ela pode acontecer, alternando-se os mandatos”.

Para Moura, no Brasil há a tendência do voto pessoal, levando-se em consideração apenas o conhecimento da pessoa - candidato - em detrimento de seus programas partidários. “Temos uma cultura política onde o eleitorado vota sobretudo em “nomes” para cargos executivos, dando pouca ou nenhuma importância aos seus programas de governo ou às correntes partidárias que representam", opina.

Com a propositura, segundo o dpeutado, o princípio democrático da alternância de poder entrará em vigor de forma plena, garantindo por meio da constante renovação, novas ideias para transformar e coibir as más práticas políticas que, infelizmente, ainda acontecem no nosso país.

“Copiamos dos Estados Unidos o Estatuto da Presidência, precisamos copiar também o da ex-presidência. Este tem sua base na proibição de o presidente concorrer uma terceira vez ao cargo. Elegeu-se e reelegeu-se, acabou. Não lhe sobra a possibilidade de, passados quatro anos, voltar a candidatar-se”, argumentou.

A matéria tramita apensada à PEC 376/09, do deputado Ernandes Amorim (PTB/RO), que propõe aumentar de oito para dez anos o mandato de Senador e estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos sem reeleição, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.