Poder e Cotidiano em Sergipe
PADRE INALDO: “Socorro precisa de uma verdadeira transformação” 15 de Junho 1H:05

PADRE INALDO: “Socorro precisa de uma verdadeira transformação”

Deputado estadual em primeiro mandato, Padre Inaldo, do PC do B, se diz satisfeito com o trabalho que está desempenhando nestes primeiros meses de legislatura.


Com ações voltadas para a moradia popular, saneamento básico e educação, o parlamentar afirma que tem mantido uma boa relação com o governador Jackson Barreto (PMDB). Sobre uma possível candidatura a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, ele diz que ainda não é o momento de tratar do assunto, mas faz duras críticas à atual gestão do município.
 
BLOG do MAX – Que balanço o senhor faz deste início de mandato?
Padre Inaldo – Avalio como positivo estes primeiros meses de trabalho como deputado estadual. Ainda estou me inteirando das funções e do próprio funcionamento do Poder Legislativo, mas percebo que a cada dia as pessoas têm aderido ao nosso projeto e elogiado a nossa atuação. Nestes quatro meses, reafirmei a cada discurso, projeto e indicação o meu compromisso com a população mais carente e minha promessa de ser o porta voz das necessidades do povo. Como deputado, apresentei mais de 50 indicações, que estão servindo para a melhoria da vida de comunidades que ainda carecem da ação do poder público. Posso adiantar que estou trabalhando na elaboração de um projeto de lei que será de muita utilidade para aumentar os investimentos dos governos em Educação e Saúde. Como parlamentar, participei ainda de dois importantes encontros da Unale e do Encontro Nacional do meu partido, o PC do B, nos quais pude interagir com outros parlamentares e assim conhecer mais a realidade política do país.
 
BM – Como deputado eleito com uma grande votação em Socorro, que avaliação o senhor faz dos problemas da cidade?
PI – Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que Socorro precisa de uma verdadeira transformação. É um município com mais de 160 mil habitantes, que sofre com problemas graves, sobretudo na área de Saneamento Básico. São muitas as ruas que ainda estão na lama, com esgoto correndo a céu aberto, o que só contribui para a proliferação de doenças e o aumento da crise na Saúde do município. A Educação não é de qualidade, tanto que a denúncia de fraude na licitação da merenda virou notícia nacional, e falta segurança nas escolas. Há ainda problemas no sistema de transporte público, que deixa a muito a desejar, com ônibus velhos e superlotados. Os conjuntos precisam de mais atenção da prefeitura, são muitas as obras inacabadas e falta de infraestrutura.
 
BM – O senhor tocou em um assunto que está na ordem do dia, que é a polêmica das irregularidades na merenda escolar. Qual a sua opinião sobre o caso?
PI - Essa denúncia me deixou indignado. De maneira especial, não só no nosso estado, mais a cidade de Nossa Senhora de Socorro e São Cristóvão. Fiquei indignado em perceber que nossas crianças, adolescentes e jovens estão passando necessidade por não terem acesso à uma educação pública, gratuita e de qualidade. Muitas crianças vão à escola acreditando que vão ter uma merenda para matar a sua fome. Diante destes desvios de dinheiro percebemos que as nossas administrações não estão voltadas realmente para a educação. Como já afirmei anteriormente, peço ao Ministério Público Estadual e Federal que não deixem essas denúncias passarem em branco. É um crime termos crianças, que buscam seu aprendizado, não terem um mínimo de merenda de qualidade para saciar sua fome.
 
BM – O senhor tem se colocado à disposição de alguns movimentos relacionados à moradia popular. Este ainda é um problema muito recorrente no nosso Estado?
PI – Eu tenho procurado ajudar e acompanhar esses grupos para cobrar do governo que atenda as reivindicações por moradia. Nós nos colocamos à disposição para que a gente possa ser um porta voz desses movimentos. Entendo que é preciso garantir o acesso, principalmente dos mais carentes, à uma moradia digna e de qualidade. Por isso, me solidarizo com estes movimentos para contribuir com a redução do número de famílias sem moradia no Estado de Sergipe. No mês passado, levei ao governador a situação das famílias de Pirambu, que estavam para ser desalojadas. E nessa última semana, através do intermédio do Padre Cláudio Dionísio, responsável pela Pastoral Social da Arquidiocese de Aracaju, atuamos também junto ao governo do Estado pelas famílias despejadas do Casarão, no Centro de Aracaju, e elas foram levadas para a Casa do Imigrante. Assim continuaremos agindo para ajudar os que mais precisam. Em Socorro, a situação ainda é mais precária. São várias pessoas que não têm condição de comprar uma casa ou pagar um financiamento, como acontece na invasão do conjunto Parque dos Faróis. Em Socorro, foi feito um cadastro em 2009, e até hoje esse cadastro não saiu do papel. A prefeitura, em mais de seis anos dessa administração, não construiu nenhuma casa para as famílias de baixa renda. As casas que existem foram construídas pelos governos estadual e federal.
 

BM – O senhor tem se reunido com frequência com o governador Jackson Barreto? O que tem discutido com ele?
PI – Tenho procurado o governador Jackson Barreto para levar demandas que chegam ao nosso conhecimento e ele tem se esforçado em atender. Sabemos da grave crise que o Estado passa, mas percebo que o governador tem se colocado à disposição para ajudar. Neste sentido, ele se comprometeu em instalar uma unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), no Shopping Prêmio, no município de Nossa Senhora do Socorro, uma agência do Banese no Parque dos Faróis e mudar o abastecimento de água da sede do município de Socorro, que no momento recebe água do Ibura e que passaria a receber a água do Rio São Francisco. Eu considero uma vitória para nós. Aos poucos vamos conseguindo, vamos em frente lutando para conseguir melhorar a vida dessas pessoas.


BM – O senhor será candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro novamente, em 2016?
PI – Eu faço parte de um grupo, que vai ter candidato, mas ainda não sabemos quem será. Este assunto será discutido no momento oportuno. Todos quem compõem o nosso grupo terão voz na escolha. O que posso dizer é que neste momento estou totalmente focado no cumprimento do mandato de deputado estadual, que me foi confiado pelo povo. A nossa luta começou em 2011 e estamos crescendo cada vez mais. Então, na hora certa, definiremos o nosso futuro político.
 
BM – Na última semana, o senhor se reuniu com os líderes evangélicos da cidade de Socorro. O que foi discutido?
PI - Esse encontro foi de grande importância para Socorro. Os pastores e os padres lidam diretamente com o povo em suas carências. Na formação deles, defendem a vida e conhecem as dificuldades da população. Então, o encontro foi fundamental para discutir as demandas das comunidades. Saí desse encontro feliz de perceber a preocupação dos pastores com a população. Eles estão percebendo a importância de se somar à nossa luta.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.