Poder e Cotidiano em Sergipe
Oferta de água para moradores de municípios de Sergipe e Bahia será ampliada com a implantação do Canal do Xingó 28 de Dezembro 10H:25

Oferta de água para moradores de municípios de Sergipe e Bahia será ampliada com a implantação do Canal do Xingó

A oferta de água para moradores de municípios na divisa de Sergipe e Bahia será ampliada com a implantação do Canal do Xingó. Para orientar a construção dos primeiros 115 quilômetros do canal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu o anteprojeto de engenharia da primeira fase da obra. O investimento do governo federal no anteprojeto, com contrapartida do Governo do Estado de Sergipe, foi de R$ 6,8 milhões.

 

A primeira fase do Canal do Xingó inclui desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso IV (BA), passando por Santa Brígida (BA) e Canindé de São Francisco (SE), até o reservatório em Poço Redondo (SE).

 

De acordo com o anteprojeto de engenharia, o investimento estimado nessa fase será de R$ 872 milhões. A obra deverá ser executada em regime diferenciado de contratação (RDC).

 

Quando as duas fases previstas do empreendimento forem concluídas, o Canal do Xingó deverá chegar a 290 quilômetros de extensão. Na segunda fase, a obra seguirá pelos municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.

 

“Os próximos passos a serem tomados em 2017 são a licitação do projeto básico e a obtenção da licença prévia. A licença já está bem encaminhada, com previsão de obtenção junto ao Ibama ainda no primeiro semestre de 2017”, explica o secretário executivo da diretoria de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Luiz Augusto Fernandes.

 

Segurança hídrica

Além de água para o consumo humano, o canal fornecerá água para o abastecimento rural, a dessedentação animal e a agroindústria – garantindo a segurança hídrica e fortalecendo vocações econômicas da região, como a agricultura irrigada e a pecuária leiteira.

 

Na primeira fase, dentre as regiões atendidas estão 41 assentamentos do Incra, beneficiando cerca de 2 mil famílias em Canindé de São Francisco (22 assentamentos) e Poço Redondo (19 assentamentos), e seis projetos públicos de irrigação: Paulo Afonso, Santa Brígida, Manoel Dionísio - Setor I, Manoel Dionísio - Setor II, Califórnia e Mancha Poço Redondo, totalizando 19.518 hectares.

 

A conclusão do anteprojeto de engenharia é uma etapa importante da obra e forneceu informações à Codevasf, como posicionamento adequado das tomadas de água, necessidade de ajustes no traçado do canal, dimensionamento e posicionamento de reservatórios e barragens, avaliações geológicas e de solo, e indicações de orçamentos e soluções técnicas diversas.

 

O Canal do Xingó será formado por um sistema adutor principal gravitário. As principais estruturas identificadas no anteprojeto da primeira fase são: canal de aproximação e tomada d‘água de captação, com vazão máxima de 36,25 m³/s; túnel Vila Matias, com 1,94 quilômetro; 26 segmentos de canais adutores, com 105,594 quilômetros; 11 aquedutos, no total de 5,80 quilômetros; 14 estruturas de controle; 15 extravasores laterais com descarga de fundo; 251 tomadas de derivação; sistema viário, com 114,175 quilômetros de estradas de serviço, 14,67 quilômetros de estradas de acesso, 27 pontes e 21 passarelas; e sistema de drenagem, com 144 bueiros e 75,90 quilômetros de drenos.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.