A capital sergipana vivencia um espetáculo de luzes e cores com a celebração do "Natal Iluminado 2023", uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, que traz magia e encantamento para uma das épocas mais movimentadas do ano.
Ruas, praças e pontos turísticos da cidade se transformaram em um verdadeiro conto de fadas, encantando a todos os moradores e turistas. Este ano, com mais de 11 milhões de lâmpadas coloridas espalhadas nas três praças da região central, o Natal Iluminado se consagrou como a maior edição já realizada.
Chegar na praça Fausto Cardoso, localizada no coração do Centro Histórico de Aracaju, é como entrar em um mundo mágico. Como diz a sergipana Jilenilma Felix, de 50 anos, “não há palavras para descrever a beleza que está o local. Está tudo perfeito. Não tenho palavras para descrever a maravilha que está a nossa Aracaju. E esse clima é encantador. Eu já até perdi as contas de quantas vezes eu vim aqui na praça Fausto Cardoso desde que iniciou o Natal Iluminado. Hoje eu trouxe minha mãe e minha sobrinha. Este ano foi mais especial ainda, porque ano passado minha mãe estava doente e não conseguiu vir”, conta.
Uma imponente árvore de Natal de 38 metros de altura, cujas luzes dançam ao ritmo de canções natalinas, é o principal convite para adentrar neste universo de luzes e encantos. Para a criançada não faltam atrações. Além de carrossel, também há encanto com o desfile “Um Sonho de Natal”, com 15 alegorias e performance de artistas. Todos os dias há uma programação repleta de atividades culturais, apresentações musicais e teatrais que vem acompanhando as celebrações natalinas, proporcionando momentos de alegria e confraternização para toda a família.
“Eu sou de Penedo, em Alagoas e vim para Aracaju passar uns dias e fiz questão de vir conhecer o Natal Iluminado. Está tudo muito organizado, com muitos atrativos. Meus netos já correram essa praça toda, já andaram de carrossel. A gente até relembra de Gramado, porque está muito bonito. O prefeito de Aracaju está de parabéns. Eu admiro muito essa cidade, porque apesar de pequena, é muito ousada. Nem toda capital no porte de Aracaju tem o que se tem aqui”, disse a turista, Lúcia Borges, de 66 anos.
A receptividade por parte dos moradores e visitantes também têm sido calorosa e emocionada quando se trata da decoração de Natal no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). O local, que já é conhecido por sua beleza natural, se transformou em um espetáculo de luzes. Árvores decoradas, esculturas iluminadas e um túnel de luzes que leva até a casa do Papai Noel fazem parte da decoração encantadora que toma conta do local.
A enfermeira Laiane Vieira, de 30 anos, levou a filha, a irmã e a sobrinha para curtirem o clima natalino do parque. Para ela, a decoração deste ano merece nota mil. “Além de lindo, tem um monte de brinquedos gratuitos e para as crianças isso é maravilhoso. O passeio se torna agradável e divertido. Trouxe as crianças, chegamos aqui às 16h e estamos indo embora somente agora, perto de 20h. Aproveitamos bastante. Minha irmã veio do interior só para termos esse momento. Essa época do ano é excelente para esses momentos em família”, avaliou a aracajuana.
Rafaella Cabral, de apenas sete anos, esteve em um aniversário no Parque da Sementeira e conta que quando as luzes acenderam, a deixaram de “boca aberta". “Cheguei de tarde aqui com a minha mãe, para o aniversário de uma amiga, e quando as luzes acenderam eu fiquei muito encantada. Achei muito bonito”, contou, empolgada, a criança.
Para a mãe de Rafaella, Patrícia Cabral Lima, de 51 anos, o sentimento foi o mesmo. “Essa decoração é uma coisa encantadora. Muito iluminada. Moro aqui há 12 anos e nunca vi tão belo. O Natal para mim significa família, amor, união, reflexão. E essa iluminação toda potencializa esses sentimentos. Está muito especial. Estamos saindo do parque agora, depois de passarmos toda a tarde e pegar um pedaço da noite com esse cenário belíssimo. Dá uma sensação de renovação”, acrescentou.
Outro ponto de decoração que ganhou o coração da população foi a Colina do Santo Antônio, um dos cartões-postais de Aracaju, e que também recebeu uma iluminação espetacular. A igreja no topo da colina brilha ainda mais, servindo como farol para guiar os corações daqueles que visitam o local. A visitante Ana Beatriz da Silva Ribeiro, de 22 anos, estudante de Geografia, expressou sua emoção ao ver o horizonte noturno iluminado por essa obra de arte luminosa.
“Sou de São Paulo e estou em Aracaju pela primeira vez. O sentimento é de querer vir morar aqui. A cidade é muito linda e acolhedora, muito diferente do caos da capital paulista. Hoje é o meu primeiro dia turistando pela cidade, porque estava trabalhando, e estou amando demais. Já estive no Parque da Sementeira, agora estou na Colina, depois vou até a praça Fausto Cardoso e sigo para a Orla da Atalaia. Estou amando essa calmaria, junto com esse clima natalino, e a decoração está belíssima”, elogiou a turista.
Acompanhando Ana Beatriz, o baiano Heleno Macedo também demonstrou muita satisfação em poder visitar os pontos iluminados da cidade em que já vive há 15 anos. “Comparando aos anos anteriores, a decoração este ano está sendo uma coisa fora do sério. Está muito caprichado. Escolheram os pontos ideais para poder fazer a iluminação. A cidade está muito cativante. Esse período de fim de ano é toda uma emoção diferente, e com certeza isso tem sido criado aqui na cidade. A gente percebe uma atmosfera bem mais família, mais agradável”, disse.
A Orla da Atalaia, um dos destinos favoritos dos moradores e turistas, também ganhou uma decoração especial, que se estende por toda a extensão da praia e se concentra na região dos Arcos. A escultura “Eu Amo Aracaju” ganhou ainda mais destaque com as luzes e a árvore natalina ao redor. Um excelente local para parar e fazer um belo registro fotográfico. Foi o que fez a jovem Graziela Abreu, de 19 anos, ao arrastar toda a família para tirar fotos.
“Está tudo tão lindo. É tanto que viemos de Simão Dias para ver de perto. Estávamos caminhando pela orla e quando vimos isso aqui nos Arcos, paramos para tirar fotos para guardar de recordação. A decoração chama atenção de longe, de tão linda que está. Não podíamos perder a oportunidade”, conta.
A arquiteta e urbanista Ana Gabriela Lima, de 52 anos, chegou em Aracaju a trabalho, mas não poderia deixar de aproveitar um pouco a beleza da cidade. “Eu sou de São Paulo e essa é a minha primeira vez em Aracaju e estou adorando. Principalmente as pessoas. A decoração de Natal é um espetáculo à parte. Está sendo uma delícia passear pela cidade toda iluminada e colorida”, destacou a turista.
A diversidade de pontos decorados reflete o esforço da Prefeitura em promover um Natal inclusivo e acessível a todos os moradores, distribuindo a magia natalina por diferentes regiões da cidade. O Natal Iluminado em Aracaju é uma celebração que une a cidade, promovendo alegria, solidariedade e confraternização. A beleza das luzes e a programação festiva reforçam a ideia de que a capital é um destino imperdível para aqueles que buscam viver a magia do Natal em um ambiente acolhedor e festivo.
Natal Iluminado
O Natal Iluminado é uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), Governo de Sergipe, Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE) e patrocínio das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá. No Centro da capital, nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, o projeto conta com o dobro de pontos de luz da edição passada: são mais de 11 milhões de lâmpadas coloridas, espalhadas nas três praças da região central, consolidando a edição de 2023 como a maior já realizada.
Com informações de Agência Aracaju de notícias
Foto: Marcelle Cristinne/Secom
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!