Poder e Cotidiano em Sergipe
Natal Iluminado abre espaço para pequenos empreendedores sergipanos 12 de Dezembro 11H:47
SERVIÇO

Natal Iluminado abre espaço para pequenos empreendedores sergipanos

Além das luzes, neve, atrações musicais e espírito natalino, o “Espetáculo Natal Iluminado” presenteia os habitantes do estado com um sentimento de sergipanidade através da expressão da cultura sergipana.

Uma das formas na qual esta cultura está sendo homenageada é através do espaço “Negócios Criativos”, criado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo da iniciativa é mostrar a riqueza e diversidade dos produtos elaborados em todo o Estado.

O espaço – que estará em funcionamento durante toda a programação do Natal Iluminado – abriga microempreendedores das cidades de Aracaju (artesanatos variados), Laranjeiras (esculturas em madeira), Estância (produtos de mangaba), Canindé (artesanatos variados) e São Cristóvão (renda irlandesa, crochê e artesanatos de temática local). Cada local está sendo representados por produtos que refletem o que há de mais rico na região.

 

Vivendo de arte

O artesão laranjeirense Ademar, de 67 anos, começou a esculpir em madeira com 9 anos. A madeira era e é ao mesmo tempo o seu escape do mundo e o portal por onde ele se comunica. O seu trabalho é composto por imagens sacras, animais e figuras da sua imaginação, que ele diz ter de sobra. A lâmina de cerra e o canivete são como pincéis, através dos quais Ademar pinta a realidade que enxerga.

Para Ademar, o espaço “Negócios Criativos” é uma oportunidade para que ele continue a realizar o seu sonho: viver da arte e expor o seu trabalho para cada vez mais pessoas.

“Fico muito feliz em participar do Natal. Está tudo muito lindo e bem feito. Espaços como este são de extrema importância para manter viva a riquíssima cultura do nosso estado”, disse o artesão.

Outra artista que está contente com a oportunidade de participar do Natal Iluminado é a são-cristovense Maria do Carmo, de 56 anos, mais conhecida como Carminha das sementes naturais. Sua história com as sementes começou há 36 anos, quando ela foi explorar a mata de Maragogi, em Alagoas. Lá ela se apaixonou pelos frutos da natureza, como sementes e outros materiais. Através deles, a artesã cria colares, terços, esculturas e mais.

Apaixonada por cores e texturas, Carminha coloca toda a sua paixão no que cria. Além de ser sustentável, sua arte é exclusiva, já que cada peça tem um significado diferenciado, que varia de acordo com o material usado. A artesã reconhece a importância do Natal Iluminado e agradece a abertura do espaço para a exposição de seus produtos.

“Mais do que ter uma fonte de renda, faço minha arte para espalhar boas energias por aí, então estou muito satisfeita em poder divulgar o meu material aqui na praça Fausto Cardoso, ainda mais nesta época do ano, que já é recheada de vivacidade e alegria”, declarou Carminha. 

Da Agência Comércio

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.