Poder e Cotidiano em Sergipe
“Não temos um governo perdulário”, avalia Belivaldo Chagas 12 de Dezembro 15H:53

“Não temos um governo perdulário”, avalia Belivaldo Chagas

“O desejo e a expectativa de todos nós, e em especial do governador Jackson Barreto, é de que o Governo tenha condições de pagar dentro do mês o salário dos servidores, no próximo ano”.

 

A declaração é do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), que vem sendo lembrado por muitos como possível candidato ao governo em 2018. Nesta entrevista ele avalia que a discussão sobre eleição só será iniciada no segundo semestre do próximo ano.

 

Belivaldo disse ainda que não tem mais interesse em ocupar cargo no Tribunal de Contas. Confira a conversa completa.

BLOG DO MAX - Você pensa em ser candidato ao governo do estado em 2018? Tem discutido isso com o governador Jackson ou com aliados?
Belivaldo Chagas - Não é o momento para discutir eleições, nem tão pouco tem havido qualquer tipo de discussão entre o Governador Jackson Barreto, que é o Líder deste projeto, com os nossos aliados. No momento o Governador está voltado para discutir os problemas que afetam o nosso Estado, em função da crise econômica nacional que muito tem afetado a Administração Estadual. Contudo, acho que a partir do próximo ano e mais precisamente a partir do segundo semestre o Governador começará a tratar desse tema.

BM -  O governador Jackson Barreto (PMDB) indicará um nome para o Tribunal de Contas do Estado. Você, que já disputou essa vaga, estaria disposto a ser o indicado, caso o governador lembre do seu nome? O senhor tem falado sobre isso com o governador?
BC - Não me consta que o Governador esteja nesse momento discutindo indicação de nomes para o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, nem tão pouco tenho conhecimento de que haverá alguma vaga de Conselheiro nos próximos dois anos. Quanto a mim, devo dizer que não tenho mais nenhum interesse de participar de qualquer processo de discussão que envolva meu nome na disputa para ocupar o honroso cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

BM - E o governador Jackson Barreto, o senhor acredita que ele deve se aposentar ou será candidato ao Senado em 2018 ?
BC - Somente o Governador Jackson Barreto poderá responder a essa questão, mas como o nobre jornalista pergunta a minha opinião, confesso que não tenho como garantir se o Governador Jackson Barreto será candidato ou não, tendo em vista que em nenhum momento o próprio tratou desse assunto comigo. Mas quero deixar bem claro que se ele resolver ser candidato terá o meu total apoio, pois sei que Sergipe estará muito bem representado por Jackson Barreto no Senado Federal.

BM - Na sua opinião, se dependesse da sua vontade, Jackson seria candidato em 2018? Por que?
BC - Responderei esta pergunta dizendo que se ele me consultar a este respeito, eu direi que ele não poderá dizer não a um apelo que tenho certeza que será feito tanto pelos seus amigos e correligionários, como também e principalmente por boa parcela da população, que acredito que o convocará no momento certo para que ele dispute o cargo de Senador. Reafirmo aqui o que disse anteriormente: Jackson contará sempre com meu apoio e minha fidelidade ao seu projeto.

BM - E em relação ao senador Valadares? O senhor acredita que ele deve disputar mais um mandato, ou irá pendurar as chuteiras?
BC - Prefiro não opinar sobre o futuro político do Senador Antônio Carlos Valadares, porém arrisco um palpite no sentido de dizer que com certeza o Senador disputará algum Cargo em 2018.


BM - O grupo liderado por Eduardo Amorim e André Moura tem condições de ganhar o governo do estado em 2018?
BC - O Grupo formado por Eduardo Amorim, por André Moura e agora com a participação efetiva do Senador Valadares, está sim preparado para disputar a eleição. Quanto ao resultado do pleito, este grupo sabe que enfrentará também um grupo forte, organizado e liderado pelo Governador Jackson Barreto. Quanto ao resultado final somente o povo tem o poder para escolher quem melhor poderá lhe representar.

BM - E falando sobre aposentadorias, o senhor acredita que João Alves deve candidatar-se em 2018, como já estão especulando?
BC - O ex-governador João Alves Filho (DEM) sai da Prefeitura de Aracaju numa situação extremamente desfavorável para que ele possa disputar um mandato político em 2018. Mas prefiro não me antecipar aos fatos, ficando no aguardo de que ele comunique mais à frente a sua decisão. Se continuará na política ou não, tendo em vista que não podemos deixar de reconhecer que de uma forma ou de outra ele prestou relevantes serviços ao Estado de Sergipe.

BM - Estão querendo tirar o PMDB de Sergipe do comando de Jackson Barreto em Sergipe? O senhor acredita que isso poderá acontecer?
BC - Essa questão não passa de pura especulação tendo em vista a possibilidade de uma união entre o PSDB e o PMDB em 2018 no âmbito nacional. Em nenhum momento ouvi do Governador qualquer manifestação nesse sentido.


BM - Qual a previsão para o pagamento dos servidores estaduais em 2017? Continuarão recebendo com atraso?
BC - O desejo e a expectativa de todos nós, e em especial do governador Jackson Barreto, é de que o Governo tenha condições de pagar dentro do mês o salário dos servidores. Porém, é preciso que se diga que para que isto venha acontecer o Estado depende do comportamento da economia e, por conseguinte, do aumento da arrecadação tanto do FPE como do ICMS, no decorrer de 2017.


BM - Muita gente acha que o governo poderia economizar mais, enxugando a máquina, para conseguir pagar aos servidores. O governo tem feito alguma economia?
BC - Indiscutivelmente não temos um governo perdulário. Diversas medidas de redução de despesas já foram ou estão sendo tomadas pelo governo. Mas é importante que se diga que em nome da redução destas despesas o governo não pode deixar de prestar melhores serviços nas áreas de Educação, Segurança, Saúde, Infraestrutura, etc, para que se possa melhor servir a população.


BM - O PMDB possui outros nomes para disputar o governo do estado? Tem nomes para disputar o senado e vagas na Câmara Federal? É verdade que o partido estuda lançar outros nomes para deputado federal?
BC - Sim. Nomes como Luciano Bispo, Gama, Zezinho Sobral, Benedito Figueiredo, Garibalde e outros mais estão aptos a disputarem qualquer cargo em 2018.
Área de anexos

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.