Poder e Cotidiano em Sergipe
Município de Japaratuba é processado por não combater trabalho infantil 14 de Dezembro 11H:11

Município de Japaratuba é processado por não combater trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) ajuizou ação civil pública (ACP), com pedido liminar de antecipação da tutela, contra o município de Japaratuba. O motivo da ação é a ausência de perspectiva do município em combater o trabalho infantil.

 

Também foi solicitada a condenação do município no valor de R$ 200 mil, a título de dano moral coletivo.


O processo foi instaurado após denúncia de que menores trabalhavam na feira do município, que acontece aos sábados. Durante inspeção, constatou-se que cerca de 25 crianças desacompanhadas, com idade de 10 a 14 anos, trabalhavam no local.


Além da exploração do trabalho infantil, em especial na feira livre municipal, verificou-se a ausência de perspectiva quanto ao combate a tais práticas pelo município de Japaratuba.


Na ação, o MPT-SE solicita, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, que o município realize o diagnóstico do trabalho infantil presente na região, identifique e resgate as crianças e adolescentes encontradas em situação de trabalho e que promova políticas públicas de promoção, defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil.

 

MPT

Foto Ilustrativa: André Moreira

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.