Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF/SE e Secretaria de Justiça do Estado firmam termo de compromisso para promover reinserção social de condenados 12 de Setembro 13H:55

MPF/SE e Secretaria de Justiça do Estado firmam termo de compromisso para promover reinserção social de condenados

Na manhã da última quinta-feira, 8 de setembro, o procurador-chefe do Ministério Público Federal, Heitor Soares, recebeu o secretário estadual de Justiça, Antônio Hora Filho, para assinatura do termo de compromisso.

 

A parceria foi uma iniciativa do MPF na busca de promover esforços para reinserção social e penas alternativas, além do incentivo ao trabalho do condenado. “A parceria mostra a preocupação do MPF com essas pessoas, de buscar a ressocialização.

 

Esperamos que essa inciativa sirva para que outros órgãos e autoridades sejam também parceiros para resolução dos problemas do sistema prisional”, explica Heitor Soares.


Segundo levantamento do Departamento do Sistema Prisional (Desipe) 40% das pessoas que dão entrada nas cadeias do estado já foram presos anteriormente. “Se o trabalho desenvolvido dentro do sistema não atuar para minimizar a vulnerabilidade social e o preconceito que cercam essas pessoas, fatalmente elas retornarão”, disse Antônio Hora.



O secretário destacou ainda algumas ações que estão em andamento e em fase de implementação que serão incorporados como parte da cooperação. Entre elas há o Penarte executado no presídio feminino que oferece oficinas de teatro, dança e canto às internas.

 

Há também a instalação de uma fábrica de chuveiros elétricos no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecam) em que trabalham 80 internos.

 

A secretaria está trazendo para o estado um projeto de remição (diminuição) da pena pela leitura. O projeto consiste em entregar livros aos internos para que eles realizem a leitura e escrevam resenhas dos títulos lidos, tudo isso acompanhados por professores da secretaria de educação. Cada detento pode trabalhar com até doze livros por ano.



“A parceria com o MPF/SE nos traz um aliado muito forte. Com o Ministério Público acompanhando, inspecionando e fiscalizando, certamente o trabalho será feito de forma ainda mais qualificada”, destacou Antônio Hora.

O termo assinado tem duração prevista de cinco anos e inclui, entre outras medidas, intercambiar informações, documentos e apoio técnico-institucional, necessários à capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para os cumpridores de pena; acompanhar e avaliar, constantemente, a execução das ações a serem desenvolvidas.

 

MPF/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.