Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF vai à Justiça para garantir obras emergenciais contra alagamentos na Zona de Expansão 17 de Julho 18H:21

MPF vai à Justiça para garantir obras emergenciais contra alagamentos na Zona de Expansão

Ação judicial tramita desde 2009 e pede esgotamento sanitário e drenagem da região

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) vai encaminhar à Justiça Federal em Sergipe um pedido de liminar que obrigue a Prefeitura de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) a adotar medidas emergenciais para minimizar os alagamentos na Zona de Expansão de Aracaju.



De acordo com a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, nesta quinta-feira (17/07), foi realizada uma reunião com representantes de moradores da Zona de Expansão de Aracaju onde o MPF pôde colher dados e informações sobre os alagamentos que estão ocorrendo na região.


“Foi detectado que a situação mais grave é a da segunda etapa do Conjunto 17 de Março, uma obra do programa Minha Casa Minha Vida que já foi inaugurada e entregue inacabada, sem drenagem nem esgotamento sanitário”, destacou a procuradora. “Contudo, outras áreas da Zona de Expansão também estarão sendo alvo dos pedidos que o MPF vai encaminhar à Justiça”, completou.


Histórico – Em maio de 2009, após quatro anos de esforços extrajudiciais, o MPF/SE ingressou com uma ação civil pública pedindo que fossem solucionados em definitivo os problemas de saneamento básico da Zona de Expansão de Aracaju. Além da PMA, são réus na ação a União, o Estado de Sergipe, a Petrobras, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).


A Justiça Federal já determinou, liminarmente, diversas ações emergenciais na área, como as obras de drenagem feitas pela Prefeitura de Aracaju, a concessão de caminhões limpa-fossa pela Caixa, Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado a serviço da população da área e a proibição de autorização de novas construções na região. Atualmente, o processo movido pelo MPF sobre a Zona de Expansão encontra-se em fase de perícia.

A Ação tramita na Justiça Federal com o número 0002637-41.2009.4.05.8500.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.