Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF quer compensação ecológica por vazamento de 7 mil litros de óleo em Sergipe 17 de Janeiro 15H:26

MPF quer compensação ecológica por vazamento de 7 mil litros de óleo em Sergipe

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) cobrou na Justiça compensação ecológica pelos danos causados ao meio ambiente devido ao vazamento de óleo ocorrido em abril de 2015 na Bacia Sergipe-Alagoas.

 

Visto que o dano é irreversível, a compensação deve ocorrer em outro local, de forma proporcional ao prejuízo causado. A ação foi ajuizada em dezembro de 2016.



O vazamento se deu na plataforma continental entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros. Como a prioridade é recuperar o meio ambiente degradado, apenas em caso de inviabilidade da compensação ecológica o MPF/SE quer a condenação da Petrobrás ao pagamento de indenização pelos prejuízos ambientais causados. O valor, a ser fixado posteriormente, deve ser revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Segundo o Ibama, a Petrobrás lançou no mar 7mil litros de óleo provenientes da produção das plataformas da área. O óleo atingiu da praia do Abaís até a praia do Saco, em Sergipe; e de Mangue Seco até Costa Azul, na Bahia. Pelo ilícito, o Ibama já multou a empresa em R$ 2.505.000,00.



A ação civil pública tramita na 2ª Vara da Justiça Federal em Sergipe e pode ser acompanhada pelo número: 0805878-43.2016.4.05.8500



MPF

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.