Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF obtém liminar que determina a adoção de medidas para a regularização fundiária da Serra de Itabaiana 22 de Agosto 14H:18

MPF obtém liminar que determina a adoção de medidas para a regularização fundiária da Serra de Itabaiana

A Justiça Federal em Sergipe concedeu uma liminar que obriga o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a apresentar em seis meses um diagnóstico da situação fundiária do Parque Nacional Serra de Itabaiana (Parna Serra de Itabaiana).

 

Criada há mais de dez anos, a Unidade de Conservação (UC) tem apenas 8,45% do território em situação regular.


A medida é fruto de uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal em Sergipe em janeiro de 2016. Para o MPF/SE, a falta de regularização fundiária impede o Parque de desempenhar seus objetivos básicos, como a preservação dos ecossistemas, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. O diagnóstico exigido pela Justiça é o primeiro passo em direção à regularização.


Na ação, o MPF/SE demonstrou que devido à ausência de regularização fundiária, já foram constatados roubos, queimadas, desmatamento, construções irregulares no Parque, que resultaram de vários inquéritos e ações judiciais que tramitam no MPF e na Justiça Federal.


Para a Justiça Federal, o processo de regularização fundiária é complexo e demanda tempo, por isso, “um início não imediato potencializa o dano ambiental na área (...), restando assim demonstrado o perigo na demora”, destaca trecho da sentença.


Parque Nacional

Criado por meio de decreto em junho de 2005, o Parque fica localizado no agreste do Estado. Possui 7,9 mil hectares divididos entre os municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D'Ajuda e Campo do Brito. Segundo o ICMBio, há 326 propriedades no Parna, das quais apenas quatro foram regularizadas.

 

A regularização fundiária é umas das medidas mais importantes para a preservação de uma unidade de conservação. Outra medida importante é elaboração do Plano de Manejo. No caso do Parna Serra de Itabaiana, o Plano de Manejo só foi providenciado após ação civil proposta pelo MPF/SE.

 

MPF/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.