Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministro da Integração Nacional faz campanha de combate ao Aedes aegypti em Sergipe 12 de Fevereiro 17H:42

Ministro da Integração Nacional faz campanha de combate ao Aedes aegypti em Sergipe

Neste sábado, 13, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participa da mobilização nacional contra o Aedes aegypti em Sergipe. O evento está marcado para as 7h30 na sede do 28° BC, no bairro 18 do Forte. A ação ocorre em todo o país com o objetivo de mobilizar a população para eliminar focos do inseto que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika.


A ação é organizada pelo Governo Federal e conta com 220 mil militares das Forças Armadas em mais de 350 municípios do território nacional. Junto com profissionais dos estados e municípios, eles vão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito.


Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.


Para a distribuição do efetivo das Forças Armadas nessa fase de mobilização, foram considerados os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas. Em Sergipe, o Exército estará presente em cinco municípios (Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Estância e Nossa Senhora da Glória) com um efetivo de 526 membros. Participarão também 67 da Marinha e 40 da Aeronáutica. Em Aracaju, estarão 493 integrantes das Forças Armadas.


Sergipe

O Governo do Estado vem realizando seguidos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zilka Vírus e Chikungunya. As ações são realizadas pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), conjuntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, que participará com a Brigada Itinerante. Neste sábado, a Brigada Itinerante se fará presente em Itabaiana, com 30 integrantes.


Em Sergipe, já foram notificados 180 casos de microcefalia em 46 municípios sergipanos. Foram 158 casos notificados em 2015 e 22 em 2016. Aracaju registra 45 casos, seguido por Nossa Senhora do Socorro, com 18, e Itabaiana com 13 casos.


Zika

Até 05 de fevereiro de 2016, foram coletadas e enviadas para o Laboratório de Referência Nacional, 682 amostras de casos suspeitos de Febre do Zika. Até o momento, temos o resultado de 124, nas quais não foi detectado o Zika vírus, e as demais ainda aguardam resultados. 191 amostras foram coletadas em Aracaju, 76 em Canindé e 42 em Nossa Senhora das Dores.


Chikungunya
No final de 2013, foi registrada a transmissão autóctone da Febre do Chikungunya em vários países do Caribe, e, em 2014, foram confirmados casos autóctones no Brasil e em vários países do continente americano. Em 2014, em Sergipe, foram colhidas 68 amostras de casos suspeitos de Febre do Chikungunya e encaminhadas para o Laboratório de Referência Nacional, sendo apenas 1 amostra reagente no mês de outubro, tratando-se de caso importado de Feira de Santana (Bahia).


Em julho de 2015, foi identificada a primeira amostra reagente autóctone, no município de Aracaju. Deste então, já foram confirmados laboratorialmente 194 casos, em 30 municípios. Aracaju (31 casos), Nossa Senhora das Dores (23) e Laranjeiras (19) concentram o maior número de casos.


Dengue

Em 2016, foram notificados até o presente 468 casos de dengue, com taxa de incidência de 20,87/100.000hab. O município que apresentou mais casos foi Itabaianinha com 143 casos, incidência de 345,38/100.00 habitantes.


Fonte: ASN
Foto: Marcela Carvalho

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.