Poder e Cotidiano em Sergipe
Mesmo com risco de mais instabilidade, a maioria dos brasileiros acha que a Lava Jato deve continuar 2 de Fevereiro 10H:09

Mesmo com risco de mais instabilidade, a maioria dos brasileiros acha que a Lava Jato deve continuar

O pessimismo do brasileiro em relação à situação do país é grande. Em levantamento do instituto global de pesquisa Ipsos, realizado entre 13 e 27 de janeiro, 92% dos entrevistados disseram acreditar que o país está no rumo errado.


Em outubro de 2014, momento das eleições presidenciais, a maioria (60%) achava que o país estava no rumo certo. Nesta pesquisa de janeiro, o governo de Dilma Rousseff foi considerado ruim/péssimo por 79%, e 60% dos entrevistados apoiam o impeachment.


A Ipsos ouviu 1.200 brasileiros de todas as classes sociais em 72 municípios nas quatro regiões do país. A margem de erro é de 3% pontos percentuais e o levantamento integra o Pulso Brasil Ipsos, acompanhamento das tendências políticas, econômicas e sociais do país.


Quando se fala em corrupção, 94% dos brasileiros não somente já ouviram falar na operação Lava Jato, como 8 em cada 10 concordam que a investigação deva continuar até o fim, mesmo que traga mais instabilidade política e econômica. No longo prazo, não parece haver otimismo em relação ao fim da corrupção no país: para 92% das pessoas que foram ouvidas, sempre vai existir corrupção no Brasil.


O PT é o partido que mais sofreu dano de imagem com a Lava Jato. Embora 82% tenham dito que a investigação está mostrando que todos os partidos são corruptos, para 71% dos entrevistados o PT é mais corrupto que os outros.


“É uma mudança de imagem significativa. O Partido dos Trabalhadores, que era visto como o que mais defendia os pobres em março de 2007, agora passa a ser visto como o que tem os políticos mais corruptos. Por outro lado, partidos como PSDB e PMDB não parecem ter um posicionamento explícito – há um espaço imenso a ser ocupado”, afirma Cliff Young, presidente de Ipsos Public Affairs nos EUA, área responsável pelas pesquisas de opinião pública, eleitoral e de reputação corporativa.


Fonte: Ipsos
Foto: Band News FM

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.