Poder e Cotidiano em Sergipe
Mendonça Prado deixa hoje a SSP 17 de Fevereiro 8H:43

Mendonça Prado deixa hoje a SSP

O ex-deputado federal Mendonça Prado deixa hoje o comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Em seu lugar assume o delegado João Batista Santos Júnior, que tomará posse amanhã, às 9 horas, em cerimônia no Palácio de Despachos.


O comandante da Polícia Militar, Maurício Iunes, também deixará o posto. Ele será substituído pelo coronel Marcone Cabral, que será empossado nesta sexta-feira, às 8 horas, no Cefap. Também já foi confirmado pelo governo o nome do novo delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira.


O governador Jackson Barreto (PMDB) se reuniu ontem com diversos auxiliares para discutir as mudanças na cúpula da SSP. A reunião, que começou à tarde, no Palácio de Veraneio, só foi encerrada à noite.


Conforme já havia sido conversado com o novo secretário, Jackson deu total liberdade para que João Batista apresentasse os nomes da sua equipe.


Em conversa com auxiliares, o governador disse o que espera do novo comando: um bom entrosamento entre a Polícia Militar e a Civil, uma união para garantir o enfrentamento ao inimigo comum.


Ele também acha que a partir de agora a SSP dará início à uma extensa agenda positiva, com a nomeação de aprovados no concurso para a Polícia Civil e o anúncio de melhorias na estrutura.


Despedida
A saída de Mendonça Prado já vinha sendo divulgada pela imprensa há algum tempo, mas Mendonça confirmou tudo ontem, com uma postagem em uma rede social. Logo mais às 8 horas, ele concede entrevista coletiva , onde irá se despedir e realizar uma prestação de contas do seu trabalho. A entrevista acontece nas futuras instalações do Instituto de Identificação de Sergipe, situado à Rua Basílio Rocha, Bairro Siqueira Campos, próximo a Praça dos Expedicionários


Além do anúncio da entrevista, Mendonça deixou apenas um breve agradecimento: “Informo que estou deixando a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. Portanto, quero agradecer a todos que fazem a SSP, profissionais altamente qualificados, que sempre serão destinatários do meu respeito e atenção especial. À todos os policiais civis, militares, bombeiros, peritos e demais servidores da segurança, os meus mais sinceros agradecimentos.


Mendonça foi o primeiro secretário do governador Jackson Barreto (PMDB) a deixar o cargo.
Anunciado para o posto no dia 31 de janeiro de 2014, ele permaneceu dois anos no comando da SSP. Apesar de enfrentar muitas críticas por não conseguir conter o aumento da violência no estado, o ex-deputado deixa a pasta após um desentendimento com o comandante da Polícia Militar, Maurício Iunes, que veio à público.


Coronel Iunes assumiu o comando da PM em maio de 2012, ainda no governo de Marcelo Déda (PT). Com trinta anos na corporação, o coronel é conhecido na tropa por suas habilidades “operacionais”, como se diz no jargão policial, além de ter bom comando sobre os militares. Alguns setores (inclusive) no governo questionam seus “métodos”, avaliando que seu perfil não seria o mais adequado para o atual governo.



Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.