Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais de 72% dos Aracajuanos concordam com o fechamento do comércio 12 de Abril 6H:01
COTIDIANO | Por Max Augusto

Mais de 72% dos Aracajuanos concordam com o fechamento do comércio

Pesquisa realizada pelo Instituto Única apontou que mais de 72% dos aracajuanos concordam com as medidas adotadas para o fechamento do comércio e as recomendações de quarentena familiar. 55,7% dos entrevistados responderam ser favoráveis, enquanto 16,9% concordam completamente com as medias.

A pesquisa ouviu 402 entrevistados por telefone, entre os dias 3 e 6 de abril, e possui margem de erro de 5% e nível de confiança de 95,45%.

O levantamento apontou ainda que 27,4% da população possui alguma discordância em relação às definições tomadas pelos governantes - 17,9% discordam das iniciaticas e 9,5% discordam totalmente delas. Esse percentual é significativo, principalmente se comparado com o índice mapeado em outras cidades brasileiras, e pode representar uma parcela da população que estaria disposta a infringir recomendações e potencialmente disseminar ainda mais o vírus em Sergipe.

Medo de demissão
Também foi perguntado aos entrevistados: caso o isolamento persista por mais tempo, você tem medo de ser demitido? A resposta de 42,7% foi que não tinham esse temor. 16,9% responderam ter um pouco de medo; 37,1% garantiram ter medo e 3,4% muito medo. Ou seja: 57,3% dos entrevistados que possuem alguma atividade profisisonal apresentam receio de serem demitidos, caso o isolamento persista por mais tempo

Ainda foi apurado que 25,9% dos ouvidos pelo Única tiveram atividades laborais suspensas, ao passo que 24,9% estavam desempregados antes da pandemia e 19,9% continuam trabalhando sem alterações. Outros 10,4% informaram que continuam trabalhando, mas com alterações e 5,5% ficaram desempregados após o fechamento do comércio.

Vai piorar
Outro resultado que chamou a atenção é que a população está pessimista quanto à evolução do número de casos da covid-19 na capital sergipana: 40,8% dos entrevistados acham que vai aumentar, enquanto 31,8% avaliam que haverá estabilização no número de doentes e 27,4 vaticinam que irá haver redução.

Aprovam governantes
O Instituto Única também quis saber a opinião dos entrevistados sobre as medidas de enfrentamento à Pandemia tomadas pelo poder público. Assim, 78,6% da população informou estar muito satisfeito (12,4%) ou satisfeito (66,2%) com o trabalho da Prefeitura de Aracaju. Apenas 21,4% dos aracajuanos demosntraram estar insatisfeitos (15,4%) ou muito insatisfeitos (6%) com a atuação dos gestores municipais.

Foi o melhor índice de avaliação diante das medidas de enfrentamento, em contraponto ao governo federal, que registrou a maior insatisfação. Ainda assim, o índice do governo federal não chega a ser tão ruim, sendo que 49,8% afirmaram estar satisfeitos e 6,5% muito satisfeitos.

Já o governo do estado de Sergipe apareceu também com boa avaliação, com suas ações de combate ao coronavírus aprovadas por 70,6% da população, sendo que 58,7% afirmaram estar satisfeitos e 11,9% muito satisfeitos.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.