Poder e Cotidiano em Sergipe
Maior desaprovação de Temer é no combate ao desemprego e à violência, aponta pesquisa Ipsos 2 de Agosto 7H:22

Maior desaprovação de Temer é no combate ao desemprego e à violência, aponta pesquisa Ipsos

O desemprego e a violência são os itens que geram maior desaprovação ao presidente interino Michel Temer, mostra pesquisa Ipsos. O levantamento, realizado entre 1 e 12 de julho com 1.200 entrevistas presenciais em 72 cidades brasileiras, mostra que 59% dos entrevistados desaprovam a atuação do governo no combate a ambos os itens, uma alta de 15 pontos percentuais ante o resultado de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

De acordo com o estudo, a aprovação ao peemedebista no combate ao desemprego teve forte recuo no período e ficou em 19% em julho ante 28% registrados em junho. Já o índice de aprovação no combate à violência recuou 10 pontos percentuais, de 27% para 17% em julho.

 

Combater problemas estruturais como desemprego, inflação, violência, entre outros, requer tempo para colher resultados. Além disso, é preciso que o governo comunique de maneira clara o que pretende resolver e como pretende fazê-lo, além de comunicar quando pretende solucionar tais problemas, criando uma expectativa positiva na população em relação ao futuro do país e à atuação desta gestão”, afirma Danilo Cersosimo, diretor de Ipsos Public Affairs e responsável pelo estudo.

 

Também houve alta na avaliação negativa de como Temer vem atuando no combate à inflação e à corrupção. Ambos os itens pesquisados registraram 56% de desaprovação em julho, alta de 16 pontos percentuais ante os 40% registrados no mês anterior.

 

A pesquisa Ipsos, parte do estudo Pulso Brasil, realizado desde 2005 no país, analisou os índices de aprovação e de desaprovação do presidente interino a um total de dez itens: combate à inflação, ao desemprego, à corrupção e à violência, gestão das dívidas do orçamento, reforma da previdência, reforma política, programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e crise política. De acordo com o levantamento, a avaliação positiva de Temer recuou nos dez itens analisados enquanto a desaprovação aumentou em todos os tópicos pesquisados.

 

O item em que Temer registrou menor desaprovação foi em sua atuação no Bolsa Família (49% em julho). O item também é onde o presidente interino tem o maior índice de aprovação entre os dez tópicos pesquisados, com 27%. Ainda assim, a avaliação negativa variou para cima, de 43% para 49%. A aprovação teve pequeno recuo, de apenas um ponto percentual em julho ante junho.

 

Avaliação geral da gestão Temer

A avaliação dos que julgam a administração de Temer “ruim ou péssima” variou de 43% em junho para 48% em julho. O percentual dos que acham o governo “regular” ficou estável em 29% e a dos que julgam a gestão “ótima ou boa” subiu um ponto percentual, para 7%. Já a porção dos que não sabem ou não responderam caiu de 22% para 16% no período.

 

 

Ipsos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.