Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça mantém pedido do MP de dissolução da ASBT 3 de Novembro 16H:29
COTIDIANO | Por Max Augusto

Justiça mantém pedido do MP de dissolução da ASBT

O Poder Judiciário sergipano manteve o pedido do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e determinou a dissolução da Associação Sergipana de Blocos e Trios – ASBT, responsável pelo Pré-Caju e outras festas no Estado.

Em 2014, a Promotoria de Justiça do Terceiro Setor ajuizou uma Ação Civil Pública, após instaurar procedimento administrativo fiscalizatório, que constatou irregularidades referentes a repasses do Ministério do Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo – Emsetur.

Segundo o MP, a ASBT recebeu do Ministério do Turismo aproximadamente R$ 6,8 milhões e da Emsetur R$ 260 mil, a fim de viabilizar a realização de diversos eventos no Estado de Sergipe.

Dentre esses eventos estavam carnavais “fora de época”, Festas de Padroeiras, Vaquejadas, Festivais de Inverno, Festejos Juninos, dentre outros. Além desses eventos, a entidade era responsável pelo “Pré-Caju”, prévia carnavalesca de repercussão nacional.

Na época, o Tribunal de Contas da União listou diversas irregularidades praticadas pela ASBT, dentre elas: desvio de finalidade na celebração dos convênios; inexistência de análises detalhadas de custo do objeto conveniado; declaração de adimplência com prazo exaurido e não ratificada; impropriedades na execução dos convênios.

E mais: indícios de procedimentos fraudulentos com relação às empresas participantes que indicam possível ocorrência de conluio/direcionamento de licitação ou licitação montada; contratação de empresa para realização de serviços em ramo distinto ao de sua atuação; preços contratados não compatíveis com os preços de mercado; falhas relativas à publicidade do edital de licitação.

*Com informações do MPE/SE

Foto: ASBT

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.