Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça determina que município sergipano forneça ivermectina e hidroxicloroquina 22 de Julho 10H:49
PODER | Por Max Augusto

Justiça determina que município sergipano forneça ivermectina e hidroxicloroquina

MP obtém liminar e Poder Judiciário determina que o Município de Estância forneça medicamentos para pacientes com Covid-19 que não estão internados

O Ministério Público de Sergipe obteve liminar favorável em Ação Civil Pública, ajuizada pela Promotoria de Justiça Especial de Estância – especializada nos Direitos à Saúde -, para que o Município disponibilize medicações necessárias ao tratamento de pacientes com diagnóstico clínico/epidemiológico ou laboratorial de infecção pelo novo coronavírus e que não tenham indicação de internação.

A liminar determinou que o Município terá 48 horas, contadas a partir do atendimento médico realizado, para disponibilizar o medicamento prescrito.

Na retirada dos medicamentos, os pacientes deverão levar: protocolo de atendimento médico na unidade de saúde, com o horário; prescrição médica, acompanhada de relatório médico indicador da decisão conjunta tomada com o paciente ou seu responsável acerca do tratamento a ser seguido, informações sobre ausência de evidência científica dos fármacos, riscos e consequências do uso, após anotação feita no prontuário médico; e termo de assentimento assinado pelo paciente ou seu responsável em relação à conduta médica adotada.

O MP recebeu cópia da Recomendação nº 002/2020 expedida pelo Conselho Regional de Medicina (Cremese) e encaminhou o documento ao prefeito, secretário Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, para que fosse informado se as Unidades de Saúde de Estância dispunham dos medicamentos indicados, mas não houve resposta.

“É preciso dar publicidade aos protocolos terapêuticos alternativos empregados no tratamento do coronavírus, facultando aos médicos que atuam na linha de frente da pandemia o uso seguro dos medicamentos nominados na Recomendação do Cremese, para o controle das três fases da doença, especialmente na fase inicial, sempre com o consentimento prévio e expresso do paciente ou de seu representante legal”, destacou a promotora de Justiça Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho.

Clique abaixo e confira a ACP e a Liminar na íntegra:


ACP Estância Medicamentos Covid-19


Liminar Estância Medicamentos Covid-19

Do Núcleo de Comunicação / Ministério Público de Sergipe

Comentários

  • João Dos Santos 24/07/2020 às 08:38

    Gostaria que meu município fornecesse esse medicamento. É de suma importância.

  • João Dos Santos 24/07/2020 às 08:37

    Gostaria que meu município fornecesse esse medicamento. É de suma importância.

  • Dalila Arantes 23/07/2020 às 12:08

    Maravilha ,vai salvar muitas vidas ????????????

  • Ana Melquíades 23/07/2020 às 07:13

    Está mais do que evidente que existe política nesses protocolos, E que não contra-indicacão nenhuma na ivermectina, eu e minha família toda, e mais um punhado de gente já estamos tomando a ivermectina como profilaxia, pelo protocolo dos médicos de Natal. Há mais de 4 semanas, graças Deus estamos todos bem. O protocolo é caro para uma pessoa de baixa renda. Absurdo isso.

  • Americo 22/07/2020 às 16:53

    Para ser completa e justa com o povo sergipano, a justiça deveria estender sua determinação para que todos os municípios inclusive Aracaju fornecessem a ivermectina e hidroxicloroquina. Assim como Edtancia fará.

  • Americo 22/07/2020 às 16:52

    Para ser completa e justa com o povo sergipano, a justiça deveria estender sua determinação para que todos os municípios inclusive Aracaju fornecessem a ivermectina e hidroxicloroquina. Assim como Edtancia fará.

  • andre 22/07/2020 às 12:29

    Prezado, seu título é mentiroso. Isso é um anti-jornalismo. Se estudou jornalismo, é lamentável. Certamente seu professor de ética teria vergonha.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.