Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça determina mudança de nomes de pessoas vivas de prédios públicos 3 de Abril 15H:26

Justiça determina mudança de nomes de pessoas vivas de prédios públicos

O Governo do Estado faz cumprir o que determina a sentença do juiz de Direito Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju, e substituirá o nome de prédios e demais logradouros públicos, inclusive fachadas, placas, internamente ou externamente, material publicitário, documentos e outros papéis oficiais.

 

A determinação atende às exigências do Tribunal de Justiça de Sergipe e se estenderá a 30 escolas da rede estadual de ensino.


A decisão judicial deverá ser cumprida no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento, o Governo pagará uma multa diária no valor de R$ 10 mil e ainda, tendo em vista como uma grave ofensa à moralidade administrativa, assim reconhecida pelo próprio Estado de Sergipe, deverá por analogia ser revertida a multa em favor do fundo que se refere o artigo 13 da Lei n 7.347/85.

 

A partir deste entendimento, a Justiça de Sergipe pretende eliminar a personificação na administração pública. O procurador do Estado, Pedro Dias, explicou que o Estado atenderá a decisão e que a PGE solicitou liberação de uso de nomes de personalidades com destaque no esporte e cultura.

“A ação movida foi no sentido de retirar o nome de pessoas vivas de prédios públicos. Na época, nós fizemos uma ponderação em que concordamos com a limitação de nomes de políticos, ou seja, políticos não podem estar com nome em prédio público. A nossa sustentação foi com relação a algumas personalidades que não teriam nenhum tipo de pretensões político-partidárias em Sergipe, como por exemplo, o parque aquático Zé Peixe, o kartódromo Emerson Fittipaldi, eventualmente, o estádio Rei Pelé como existe em Maceió. Então, na verdade, fizemos essa ponderação que, a princípio, foi aceita e depois o TJ derrubou. O que nós temos hoje é que todo e qualquer nome de pessoa viva, não pode constar em nome de prédios públicos”, disse.

 

Atendendo à legislação
O Governo de Sergipe, na gestão do governador Jackson Barreto, já atende a essa ação judicial desde setembro de 2009. As obras que são entregues à população sergipana já obedecem ao que é previsto por Lei, a exemplo do presídio de Areia Branca, inaugurado no último dia 24, que leva o nome do agente Penitenciário Antônio Nascimento Nogueira, falecido em 2015.

No cenário educacional, é possível comprovar essa realidade com a nomeação dos novos centros de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, entregue no último dia 10 de março, no município de Nossa Senhora das Dores, e do Centro Governador João de Seixas Dória, em Nossa Senhora do Socorro. Outros exemplos são o hospital do Câncer que homenageará o ex-governador Marcelo Déda; a Orla Pedro Paes Mendonça, em Moita Bonita; o Mercado Municipal José Corrêa Sobrinho, em Lagarto; o conjunto José Monteiro Sobral, em Laranjeiras entre outras.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.