Poder e Cotidiano em Sergipe
Jovens sergipanos defendem temas “conservadores” na internet 21 de Fevereiro 13H:56

Jovens sergipanos defendem temas “conservadores” na internet

Vindo diretamente dos porões dos pequenos debates políticos ou de pitacos inexpressivos em mesas de bar, um movimento vem deixando a obscuridade e ganhando volume, através principalmente das redes sociais: a defesa de temas tidos como “conservadores” - que envolvem inclusive a defesa da instalação de um regime militar. Por uma ironia (dessas sem graça), essa mobilização retrógrada, ainda embrionária, ganhou força principalmente durante o período eleitoral, e chegou a Sergipe, penetrando e se alojando na mente de alguns jovens.


A novidade é a mobilização desta turma, que criou, alimenta e acompanha uma página no Facebook, auto-intitulada de “Juventude Conservadora de Sergipe”, seguida por pouco mais de 1.300 pessoas. Lá, entre erros de português e dois dedos de intolerância, eles divulgam uma profusão de ideias, repleta dos clichês ‘conservadores’. Chama atenção também a presença deles na Universidade Federal de Sergipe (UFS), já que a página sempre traz fotos do estabelecimento de ensino.


Segundo informações da própria página, o objetivo da organização é tão genérico e amplo quanto se pode ser: “Lutar por seus valores, pela família tradicional, valores do ser humano, pela moralidade tradicional, integração do povo, a valorização da identidade nacional, a valorização das nossas origens e difusão do espiritualismo”.


Como Missão, os jovens pretendem difundir o que eles chamam de “conhecimento conservador”, modificando o quadro de uma juventude que, segundo eles, não possui princípios e valores. O objetivo seria “despertar o jovem para o crescimento interior, e consequentemente o crescimento da nação. Conscientizar que o homem não é só composto de matéria, mas, de matéria e espírito.


Temas
Ao mesmo tempo em que compartilha textos cuja autoria seria do jurista Miguel Reale, sobre “a inutilidade dos partidos”, a página prega que os jovens sejam exemplos para os seus filhos, ensinando a eles, é claro, os tais valores conservadores.


Eles também defendem o que chamam de “armamento do cidadão de bem”, apoiando projetos que tramitam no Congresso Nacional, que visam garantir esse direito. “Afirmar que não precisamos de armas porque temos a polícia é o mesmo que dizer que não precisamos de extintor de incêndio porque temos os bombeiros. (...) Leis que proíbem o porte de arma desarmam apenas aqueles que não estão inclinados a cometer crimes”, diz uma das postagens. Para eles, o desarmamento civil significa a transferência total da possibilidade de autodefesa e autopreservação ao estado.


Renegando os mais estabelecidos conhecimentos da psicologia moderna, a ‘família tradicional’, é outro tema abordado cansativamente, entre frases do tipo “Genética define o sexo – não à ideologia do Gênero”. Há ainda imagens indicando de que o casamento correto ou “natural” seria o de um homem com o de uma mulher.


Redução da maioridade penal, é claro, não poderia ficar de fora, sempre acompanhada daquela infame e famosa frase “ele pode matar destruir famílias e até votar, mas não pode ir preso”, postada sobre a foto de um menino armado com um fuzil.


Eles também são contra a legalização da maconha, criticando o que classificam como a “juventude degenerada da Universidade Federal de Sergipe”. Um dos comentários critica a ‘Marcha da maconha’, que segundo eles, não seria um exercício de liberdade, mas sim uma ação de gente mal intencionada, para fazer propaganda e estimular o uso da canabis.


O grupo é pequeno e o alcance das suas ações parece ser menor ainda. As fotos que mostram pessoas retratam um grupo de dois a cinco rapazes, utilizando as camisas com logomarcas da tal juventude, que não gosta de ser chamada de fascista ou racista – apesar de citar Hitler e textos dos antigos integralistas.


A pequena turma de conservadores parece destinada a permanecer pequena, já que não vem conseguindo a adesão de muitos estudantes da UFS. Apesar disso, incomoda muita gente – seja por conta das bobagens que falam ou das lembranças sombrias que trazem

Comentários

  • Manuel Antu Carrera 26/01/2020 às 17:55

    Vida longa juventud conservadora sergipe

  • Acson 24/02/2015 às 11:32

    Depois da resposta do camarada Lucas na página, não resta muita coisa a dizer a respeito desse texto e dessa conclusão precipitada, porém, caso exista acusação de nazista para conosco, certamente caberia processo, porque o senhor teria que provar que o grupo é nazista ou fascista, e pra isso teria que estudar muito e compreender de fato nosso ideal, coisa que o senhor e a maioria mostrou que não compreende. Eu respeito sua crítica, respeito o jornalismo sério), mas percebemos que existe muita deturpação, vitimismo e alarde nesse meio e estamos sempre atentos a isso e não relutamos em entrar com processo a depender do caso. Sobre crescimento, posso garantir que sua conclusão A pequena turma de conservadores parece destinada a permanecer pequena, já que não vem conseguindo a adesão de muitos estudantes da UFS.) o fará ficar triste e certamente com raiva, afinal, crescemos em diversos sentidos, cada vez mais e ganhamos apoio de pessoas de diversos setores e assim continuará sendo. Queiram ou não, cresceremos, nos fortaleceremos não só em Sergipe mas em todo Brasil e em resposta a muitos opositores: Passaremos!

  • Valteno Neto 23/02/2015 às 09:49

    Grupo de pensamento retrogrado,anti-liberal e que não respeitas as liberdades individuais e de pensamento,assim como os inúmeros grupos comunistas instalados na UFS.

  • Lucas 22/02/2015 às 13:31

    Pelo contrário! Nosso grupo está destinado a crescer por, dentro outros fatores, haver cobrinhas como você que divulgam o nosso trabalho ainda que de modo torto e desonesto. Não temos inimigos entre os humildes. Saudações.

  • Rickson 22/02/2015 às 13:26

    Blz kkkkkkkkkkkk e não somos 5

  • Derick 22/02/2015 às 13:15

    Vida Longa à juventude conservadora de sergipe! Esse seu artigo é totalmente desprovido de argumentos e só possui acusações infundadas bem como críticas tolas. É bom que continuem assim, fazendo propaganda do movimento conservador em nosso estado. Melhor ainda é saber que, ao contrário do que o senhor diz, o conservadorismo bem como o nacionalismo e outras correntes anticomunistas estão em rápido crescimento. Há tempos atrás a UFS era basicamente um antro esquerdista, hoje, com a divulgações das ideias conservadoras, cada vez mais estamos construindo uma universidade mais democrática, aberta aos mais diversos grupos políticos. O próprio fato de você gastar várias linhas do seu site- incoerentes, aliás- já é um sinal que estamos fazendo barulho. A população brasileira é conservadora e afeita às tradições pátrias por sua essência, o problema é que infelizmente o povo mais carente vive sob o julgo de partidos ditos socialistas a exemplo do PT) que buscam através de medidas paternalistas como o bolsa-familia, resguardar seu curral eleitoral da evidente inclinação em defesa da familia tradicional e dos valores cristãos. Como foi bem lembrado pelo senhor, a página conta com cerca de 1.300 curtidas, o que revela esse minúsculo movimento sergipano que, apesar das críticas falaciosas compartilhadas por veículos de mídia como o seu, consegue ter um resultado bastante satisfatório. E olhe que a JCS está apenas começando a itensificar suas ações. Não sou membro da JCS, apenas sou um dentre tantos outros jovens conservadores/nacionalistas que apesar de conviver diariamente com a mais absurda doutrinação ideológica de esquerda no corpo docente, tenho orgulho de poder manifestar minhas idéias de modo convincente e com inúmeros argumentos pertinentes afim de defender minhas convicções. Com sinceridade espero que o senhor reconheça seus equívocos delcarados contra a JCS e que, mesmo não se tornando um conservador, ao menos se dê ao trabalho de escrever um artigo com argumentos verdadeiros e sem falsas acusações. Dessa forma, poderemos debater de modo civilizado sobre os mais diversos temas, contribuindo assim para uma sociedade cada vez mais plural e democrática. Assim espero.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.