Poder e Cotidiano em Sergipe
João promoveu reajuste acumulado de 625% no IPTU 18 de Dezembro 15H:24

João promoveu reajuste acumulado de 625% no IPTU

"Não compreendo um parlamentar comemorando um aumento de 30% sobre a cobrança do IPTU. Um aumento absurdo e que  já será cobrado do aracajuano a partir da primeira semana de janeiro,  quando começam a chegar os carnês" , protestou o vereador Bertulino Menezes (PSB/SE) , na manhã desta sexta-feira, 18/12, em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju.


" Eu não imagino um representante do povo comemorar um aumento absurdo desses" , disse o socialista, ao reprovar o comportamento de alguns vereadores integrantes da bancada do prefeito João Alves, que comemoraram "com sorrisos largos" a decisão judicial, proferida na quinta-feira (17) pelo Pleno do TJ/SE,  confirmando a aplicação do reajuste de 30% a partir do próximo mês.


Bertulino lembrou que o PSB foi autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade -ADIN - que tentou anular os efeitos da Lei anteriormente aprovada na Câmara de Vereadores.


"Ninguém tem vergonha de dizer: esta ação é de autoria do PSB, dos vereadores Bertulino Menezes e Lucas Aribé; do PSB do senador Valadares;  do PSB do deputado federal,  Valadares Filho. Foi o PSB que rejeitou um aumento exagerado desses. Esta é uma ação socialista. Socialista é estar com o povo", esclareceu,  lembrando que um dos desembargadores estimou que, no ano de 2022, o IPTU terá um aumento acumulado de 625%.


" Até 2022, centenas de imóveis já terão sido penhorados pela justiça porque o imposto cumulativo cobrado pela administração terá inviabilizado os pagamentos", lamentou, reconhecendo que o PSB perdeu a ação,  mas continua não aceitando a exorbitância do aumento.


"O PSB não aceitou e continua sem aceitar esse aumento porque sabe que esta ADIN defendeu os interesses da sociedade aracajuana como um todo" , afirmou.


"Não vamos comemorar a desgraça do povo e achar que isso está ajudando a qualidade de vida da cidade" , protestou, apontando a ineficiência da iluminação pública,  falta de regularidade na coleta de lixo e a suspensão dos serviços do Hospital de Cirurgia por atraso no repasse dos recursos do SUS por parte da Prefeitura de Aracaju.


Bertulino lamentou que dentro de poucos anos o aracajuano venha a ser sacrificado com a perda do imóvel por não ter condições de arcar com o imposto cumulativo implantado por João Alves. "Para efeito de cobrança de IPTU o imóvel é garantia de penhora", alertou.



Da assessoria do Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.