Poder e Cotidiano em Sergipe
JAIRO DE GLÓRIA: “Meu mandato dará voz aos sertanejos” 26 de Janeiro 1H:46

JAIRO DE GLÓRIA: “Meu mandato dará voz aos sertanejos”

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX / JORNAL DA CIDADE, o deputado estadual Jairo Santana da Silva, mais conhecido como Jairo de Glória (PRB), diz que seu mandato dará voz e voto na Assembleia Legislativa, aos sertanejos de Sergipe. Não é à toa. Jairo teve 22.560 votos, sendo que 11.401 foram obtidos em sua cidade, Nossa Senhora da Glória, onde 59% da população votou nele para ocupar o cargo. Jairo diz também que foi convidado pelo deputado estadual Gustinho Ribeiro para ser seu vice numa chapa para disputar a presidência da Assembleia Legislativa. Confira abaixo a conversa com o JC.

BLOG DO MAX - O senhor está chegando à Assembleia Legislativa. Quais serão as suas prioridades na Casa? Já tem projetos em mente?
Jairo da Silva -
Como sempre tenho dito, minhas prioridades serão os problemas da minha região, o médio e alto sertão, mas sem negligenciar as demais regiões, afinal sou deputado estadual e não distrital. Com certeza, já repassei para a minha equipe todas as diretrizes para a elaboração de projetos e matérias que serão oportunamente apresentadas aos sergipanos, tanto pela imprensa quanto em meu sítio na internet.


BM - Como o senhor acha que o seu mandato conseguirá ajudar ao povo do sertão, que lhe deu uma grande votação?
JS -
O meu mandato dará aos sertanejos voz e voto no parlamento estadual. Assim poderemos evitar equívocos como em votações de projetos que deixaram os irmãos sertanejos esquecidos.


BM - O PRB e o senhor continuam apoiando o governo Jacksoon Barreto?
JS
- Fazemos parte da base governista sim, a aliança firmada nas eleições não enseja qualquer alteração.


BM - O que achou da indicação de Esmeraldo Leal para a Secretaria de Agricultura, principalmente levando em conta que o PRB também disputava a vaga?
JS -
Não disputamos vaga em secretaria alguma. Veja só, o fato é que no governo passado ocupávamos a dita secretaria, mas deixamos Jackson à vontade para a formação de seu governo, sendo que é de conhecimento de todos que iremos para uma pasta de suma importância para Sergipe.


BM - O PRB foi contemplado no governo do estado? Está satisfeito com o espaço que conseguiu?
JS -
Mais uma vez assumimos o compromisso de ajudar o governo, com honra e com a certeza de contribuirmos com os sergipanos. Assim, estaremos à frente da Sedetec, o espaço que nos foi cedido é o reconhecimento da nossa importância no projeto de governo de Jackson Barreto.


BM - O senhor já escolheu em quem vai votar para a presidência da Assembleia Legislativa? Já tem candidato? Discutiu isso com o seu partido?
JS -
Estamos ouvindo os pretensos candidatos, a escolha será feita pautando o que for melhor para a casa. Lógico que dentro do consenso com o Governador do Estado. Mas vale lembrar que recebemos o convite do Deputado Gustinho Ribeiro para que o PRB viesse ocupar a vaga de vice.


BM - O senhor pensa em ser candidato à Prefeitura de Glória, em 2016? Quem o seu grupo pode apoiar?
JS -
É muito cedo para discutirmos as eleições vindouras, o certo é que teremos candidato altamente preparado para estar à frente do governo municipal. Tenho um mandato outorgado para a Assembleia e irei cumpri-lo, afinal o povo gloriense é muito inteligente e saberá escolher o que é melhor para si, mudando uma oligarquia implantada em nossa cidade, sem que seja necessário sacrificar o espaço dos sertanejos na Assembleia.


BM - Quais são as principais necessidades do sertão sergipano hoje?
JS -
A base da nossa economia é a pecuária de leite e a produção de grãos, então necessitamos de uma política de preços que assegure a certeza de um preço mínimo para os produtos. É um absurdo no sertão o litro de leite ser vendido a R$ 0,70 (setenta centavos), onde o custo de produção é bem maior. Necessitamos também mudar a política de industrialização do estado, temos o dever de atrair indústrias para gerar emprego e renda, ampliar o pólo moveleiro instalado em Nossa Senhora da Glória e ampliar a rede de gás natural para facilitar este projeto de industrializar o sertão.


BM - A seca chegou forte este ano? Os sertanejos têm se queixado?
JS -
O inverno passado foi dos melhores para os sertanejos, com chuvas regulares que possibilitaram aos agricultores, salvo raras exceções, uma colheita exemplar, além de silagem de ótima qualidade. Mas precisamos criar uma política perene de assistência ao agricultor do semiárido, com melhoramento genético do rebanho, dentre outras medidas.


BM - Está tudo certo para a implantação da UFS em N. Sra. da Glória? Como está o andamento do processo?
JS -
Certíssimo, foi uma conquista de todos os sertanejos e não somente dos glorienses. O processo está avançando e dependendo do município adquirir a área apresentada na proposta. Quanto a este ponto prefiro não tecer comentários.


BM - O governo do estado terá maioria na Assembleia? Jackson terá preocupações com a sua bancada?
JS -
Acredito que sim. O governo tem se mostrado preocupado com interesses do estado e este é o momento em que nós que fazemos parte da bancada governista respaldá-lo em suas decisões.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.