Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson diz que espaço Zé Peixe resgata história e fortalece turismo no Centro de Aracaju 16 de Janeiro 15H:43

Jackson diz que espaço Zé Peixe resgata história e fortalece turismo no Centro de Aracaju

O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas visitaram na manhã de hoje o Espaço Zé Peixe, obra do Governo do Estado realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas - Cehop. O ambiente, localizado no antigo prédio do terminal hidroviário, abrigará um espaço que fortalecerá o turismo no centro da capital.

Foi investido o valor de R$ 1.268.361,98 (recursos do Programa Sergipe Infraestrutura - BNDES) no novo espaço, que contará com lojas, lanchonete, café, mirante com vista para o Rio Sergipe e estátua de bronze do homenageado. O espaço representa um resgate a um dos ícones da sergipanidade, José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe. O empreendimento terá ainda com um memorial com exposição de fotografias e objetos do prático.


“A obra já foi concluída e estamos aqui, hoje, analisando a ocupação do espaço. É uma homenagem que é feita a Zé Peixe. Estamos levantando com a família dele tudo que se guardou relativo à sua memória, porque a intenção é manter viva a memória de Zé Peixe, que foi um homem do mar. Mas paralelo a isso, precisamos ocupar este espaço para fortalecer nosso turismo, com nosso artesanato, tem salão para apresentações e uma área muito bonita de contemplação para o Rio Sergipe. Vamos discutir agora qual a melhor forma de ocupação para todas essas salas, de forma que possamos trazer não só mais beleza, mas fortalecer o turismo em nossa cidade, aqui ao lado do Mercado Municipal e do Centro Cultural do Município de Aracaju. É uma obra que se destaca e uma memória que se preserva, porque quando falamos em Zé Peixe, falamos um pouco da história dos mares e do Rio Sergipe”, conta o governador.


O governador informou, ainda, que por enquanto não há data definida para inauguração do espaço, mas que provavelmente será após o Carnaval. “A obra está pronta, mas precisamos definir os detalhes de como funcionará o espaço. Creio que após o Carnaval iremos resolver isto, porque no momento estamos cuidando da inauguração do Batistão das casas do Conjunto Habitacional no município de Socorro e da inauguração da Orla do São Braz, também em Nossa Senhora do Socorro, que também é instrumento de fortalecimento do turismo desse município da Grande Aracaju”, explicou Jackson Barreto.


Acompanharam a visita os secretários de Estado do Turismo, Adilson Júnior e da Comunicação, Sales Neto; o chefe do Gabinete Militar, coronel Luiz Fernando; o diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta, o diretor de Esportes da Secretaria de Turismo e Esportes, Gilson Dória e o superintendente executivo da Casa Civil, Maurício Pimentel.


O espaço
O local é composto por dois pavimentos. Para o térreo estão previstos a instalação de lojas de artesanato, balcão de informações, lanchonete, hall, espaços abertos, administração, banheiros feminino e masculino. Na parte superior, onde ficará o Memorial, há uma estátua de Zé Peixe, espaços abertos para circulação e contemplação, três jardineiras com bancos, dois pergolados e espaço para instalação de uma cafeteria.


O novo espaço também atende aos critérios de acessibilidade com banheiros, rampas e elevador para portadores de deficiência. “A Cehop executou este projeto, que foi concebido pensando-se em uma área que abrigue um café, quatro boxe para parte de artesanato, administração do prédio e uma área específica para o Memorial Zé Peixe, bem como uma grande área de contemplação. Toda obra que realizamos hoje, seja de reforma ou construção, faz-se necessário que seja obedecidas tanto as recomendações contra incêndio, quanto a parte de acessibilidade. Portanto esta obra contempla elevador de acessibilidade e toda parte de incêndio dentro das normas e padrões exigidos às obras modernas”, informa o diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta.


Para implantar o espaço, o Governo do Estado revitalizou a área, que se encontrava sem uso desde a desativação do terminal hidroviário. Para tanto, promoveu a recuperação estrutural do imóvel dotando-o de piso de alta resistência. A laje da cobertura foi impermeabilizada, foram implantados sistemas de combate a incêndio e de proteção de descargas atmosféricas e novas instalações hidro-sanitárias e elétricas.


A obra integra o conjunto de ações do Governo do Estado na identidade sergipana. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 30 milhões em obras que reacendem a sergipanidade. São recursos que contemplam capital, interior, escolas, museus, igrejas, praças, calçadões. A exemplo do Museu da gente Sergipana que abriga acervo do patrimônio cultural, material e imaterial do estado de Sergipe, através de instalações em multimídia interativa e exposições itinerantes.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.