Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson discute empregos e exploração de fertilizantes da Vale em Sergipe 4 de Julho 8H:56

Jackson discute empregos e exploração de fertilizantes da Vale em Sergipe

Preocupado com a venda da Vale Fertilizantes, pertencente à Vale S.A., ao grupo americano Mosaic Fertilizantes, o governador Jackson Barreto se reuniu na tarde desta segunda-feira, 03, no Palácio de Despachos, com os diretores da unidade da empresa em Sergipe, instalada no município de Rosário do Catete.

 

No encontro, o governador pediu aos executivos que façam uma ponte entre os futuros donos da Vale Fertilizantes e o governo do Estado, para que possa conversar sobre as perspectivas da empresa para a unidade de fertilizantes situada em Sergipe.

 

O governador quer solicitar aos novos proprietários a garantia de manutenção dos empregos dos trabalhadores, a continuidade da exploração e produção do cloreto de potássio da usina mina Taquari/Vassouras e o prosseguimento dos estudos de tecnologia do Projeto Carnalita.

 

A unidade Taquari/Vassouras instalada em Sergipe é a única mina de potássio do Brasil. A operação é uma parceria com a Petrobras. Todas as vendas são direcionadas para o mercado brasileiro e a capacidade de produção é de 625 mil toneladas por ano, com geração de mais de 1.300 empregos.

 

O governador disse que pretende empreender uma agenda positiva de desenvolvimento para o Estado, junto com o futuro grupo que irá assumir a Vale Fertilizantes. “O país está passando por uma grave crise e não podemos prescindir dos empregos dos trabalhadores e nem da produção da unidade de fertilizantes sergipana”, acentuou Jackson Barreto.

 

O diretor geral da empresa em Sergipe, Paulo Dorneles D’Ângelo, afirmou que toda a produção do cloreto de potássio, a manutenção do projeto da Carnalita e os empregos dos trabalhadores estão garantidos até a chegada do novo grupo.

 

Ele disse que a Vale vai fazer a ponte entre o governo e a Mosaic, porém, tudo só pode ser conversado após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovar a venda da empresa ao grupo americano.

 

Venda

No dia 16 de dezembro de 2016 a Mosaic Fertilizantes anunciou o acordo para a aquisição da Vale Fertilizantes, pertencente à Vale S.A., pelo valor agregado de US$ 2.5 bilhões.

 

Depois da conclusão da venda, a aquisição deverá transformar a Mosaic na líder em produção e distribuição de fertilizantes no Brasil, um dos mercados agrícolas mais promissores do mundo.

 

A aquisição irá integrar aproximadamente 8.000 funcionários, aumentando para aproximadamente 17.000 o número de colaboradores da Mosaic pelo mundo.

 

Presenças

Participaram da reunião, o também diretor da unidade em Sergipe, Francisco Cisne; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Pereira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Eugênio Dezen; o secretário de Estado da Comunicação Social, José Sales Neto e o assessor especial do Governo José Oliveira Júnior.

 

 

ASN

Fotos: André Moreira/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.