Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson destaca produção de arroz e avanço social 27 de Janeiro 1H:08

Jackson destaca produção de arroz e avanço social

O governador Jackson Barreto (PMDB) ficou muito satisfeito com o grande crescimento de produção de arroz na região do Baixo São Francisco. Em conversa com o JORNAL DA CIDADE ele destacou a atuação do governo neste processo e lembrou que historicamente a economia agrícola sergipana era baseada na cana-de-açúcar e Laranja, mas há hoje uma diversificação, com o avanço na produção do milho (obtido ainda no governo de Marcelo Déda) e agora, do arroz.

“A produção de arroz em Sergipe, na região do Baixo São Francisco, está batendo recorde. Temos uma produtividade igual ao do maior produtor de arroz do Brasil, o Rio Grande do Sul. Isso significa mais um braço na agricultura, algo que nós não tínhamos”, disse Jackson, destacando que em início de colheita, o povoado Betume, em Ilha das Flores, já alcançou 22 mil toneladas, podendo até março atingir uma produtividade de 9,7 toneladas/hectare.


Social
O governador ainda destacou a importância social da produção nos perímetros irrigados, que geraram uma receita de R$ 10 milhões aos pequenos agricultores, criando ainda cinco mil empregos diretos e indiretos.


“Isso vai dar uma grande contribuição para melhorar a vida dessas pessoas. O Baixo São Francisco é um dos setores mais pobres do estado, uma região desiquilibrada socialmente. Por isso o governo procurou distribuir gratuitamente mil toneladas de sementes de alta qualidade”, disse Jackson Barreto.


O governador frisou também que o governo trouxe para Sergipe a Conab, para adquirir o que é produzido na região. “Antes os atravessadores chegavam e pagavam o que queriam. Os pobres não tinham onde guardar as sacas de arroz, por isso os atravessadores pagavam o preço que queriam. Agora, a Conab estabelece um preço fixo, baseado no mercado”, comemorou Jackson Barreto.


Para ele, no atual governo a rizicultura passa a ter um papel que nunca teve em governo nenhum, graças à parceria com a Codevasf, que tem atuado com investimentos e assistência técnica nos perímetros irrigados. Há ainda a previsão de inauguração de uma rodovia que vai auxiliar na produção de arroz, a rodovia SE-42, obra do Proinveste, que liga os povoados Santa Cruz e São Miguel à sede do município de Propriá.


“A gente tem como preocupação e objetivo melhorar a qualidade de vida daquela região. O nível de pobreza é muito alto e você só consegue levar melhorias com ações conjuntas, estimulando o produtor, doando sementes de qualidade. Assim estamos melhorando a vida das pessoas”, concluiu Jackson

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.