Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson Barreto participa do lançamento do Plano Agro Mais 24 de Agosto 18H:30

Jackson Barreto participa do lançamento do Plano Agro Mais

O governador Jackson Barreto participou, na manhã desta quarta-feira, 24, do lançamento do Plano Agro Mais, atendendo a um convite do presidente Michel Temer.

 

O Plano prevê 69 medidas destinadas a modernizar e desburocratizar normas e processos do Ministério da Agricultura.

“O Agro Mais vem em boa hora pra dar mais agilidade e eficiência ao agronegócio, que é tão importante para economia do nosso país. Uma visão estratégica para incentivar esse setor produtivo responsável por gerar oportunidades, riquezas, empregos e renda", afirmou Jackson Barreto, que estava acompanhado do secretário de Estado de Agricultura, Esmeraldo Leal.

O Plano é um conjunto de medidas voltado à redução da burocracia nas normas e processos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), buscando uma maior eficiência para impulsionar a competitividade do setor do agronegócio. Os eixos trabalhados são: Modernização e Desburocratização e o Marco Regulatório do Plano de Defesa Agropecuária.

Para tanto, o Mapa acelerou a implementação do Manual de Boas Práticas Regulatórias de Defesa Agropecuária, priorizou as demandas de automação desta área e deu celeridade à revisão de normativas da Defesa Agropecuária.  Isso está sendo feito por meio de portarias e instruções normativas para reorganizar e fortalecer a tramitação de normas.

 

O Mapa também vai estabelecer cooperação com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para desenvolver ferramentas capazes de agilizar a troca de informações entre as autoridades sanitárias e os países importadores do agronegócio brasileiro.



Em seu discurso, o presidente Michel Temer fez um apelo pela desburocratização do país. "Muitas vezes, para se resolver um problema, o Brasil cria mais burocracia. O esforço deve ser no sentido contrário. É isso que estamos buscando e vamos aprofundar também em outros setores do governo", afirmou Temer.



As medidas do Agro Mais serão implementadas imediatamente, entre elas, o fim da reinspeção em portos e carregamentos vindos de unidades com Serviços de Inspeção Federal (SIF). Com eliminação desses entraves, o setor privado e o governo devem ter um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão ao ano. Esse valor representa 0,2% do faturamento anual do agronegócio brasileiro, calculado em cerca de R$ 500 bilhões.

Para o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o Agro Mais vai transferir dinheiro da ineficiência para a eficiência, trazendo benefícios para a sociedade. O plano, acrescenta o ministro, busca justamente otimizar os recursos para proporcionar ganhos ao setor produtivo, que poderá assim gerar mais emprego e renda ao longo da cadeia do agronegócio.

Entre as determinações do Agro Mais estão: lançamento do sistema de rótulos e produtos de origem animal; alteração da temperatura de congelamento da carne suína (-18ºC para -12ºC); revisão de regras de certificação fitossanitárias; aceite de laudos digitais também em espanhol e inglês.

 

ASN

*Com informações do Ministério da Agricultura

Foto: Roque Sá/ASN


Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.