Poder e Cotidiano em Sergipe
Iran Barbosa é candidato à presidência da Câmara de Aracaju 2 de Dezembro 15H:46

Iran Barbosa é candidato à presidência da Câmara de Aracaju

Vereador mais votado de Aracaju por duas eleições consecutivas, Iran Barbosa (PT) vai disputar a presidência da Câmara Municipal da Capital, na eleição que deve acontecer depois da posse dos vereadores eleitos para a Legislatura 2017-2020, em 1º de janeiro próximo.



E, para discutir com a sociedade propostas para a construção de um Parlamento Municipal com participação social, democracia e transparência, será realizada uma atividade de lançamento da “Plataforma por um Legislativo Democrático e Popular e da candidatura de Iran Barbosa à Presidência do Legislativo Municipal de Aracaju”. A atividade acontecerá na próxima terça-feira, 06/12, na Assembleia Legislativa de Sergipe, às 17h.



No entendimento do vereador Iran, o próximo Presidente da Câmara de Aracaju deve ter compromissos que visem assegurar a autonomia e independência do Legislativo Municipal e a ampliação da sua abertura para a presença e participação direta da sociedade nos debates, projetos e decisões sobre a cidade. Nesse sentido, a sua candidatura será baseada numa Plataforma com eixos e princípios sintonizados com estes objetivos.

Um desses eixos será a ampliação dos instrumentos e mecanismos de participação popular e controle social sobre o Poder Legislativo de Aracaju, o que implica no aprimoramento de meios atualmente disponíveis na Lei Orgânica Municipal e.no Regimento Interno da Casa, a exemplo Sessões Itinerantes, das Tribunas Livres, Audiências Públicas e Sessões Especiais; mas exige, também, a introdução de novas formas de interação direta do povo com a Câmara Municipal.

Outro eixo da Plataforma será o fortalecimento das Comissões Permanentes da casa, possibilitando-lhes maior capacidade de análise técnica sobre os projetos e de deliberação qualificada, democrática e participativa sobre eles.

Princípio fundamental para qualquer democracia, a transparência será também uma das questões debatidas pela candidatura, com medidas como a adequação do site institucional da Câmara aos preceitos da Lei de Acesso à Informação, o empenho para a transição da TV Câmara para o sinal aberto e a transmissão ao vivo e na íntegra de todas as sessões legislativas.

Num debate sobre gestão do Legislativo municipal, não pode ficar de fora a preocupação com a qualidade dos serviços prestados pela casa, o que implica na adoção de medidas que visem à valorização dos trabalhadores daCâmara Municipal.

 

"Isto vai demandar uma total adequação da estrutura funcional aos princípios administrativos, uma reestruturação da carreira dos servidores da Casa e a organização interna para viabilizar a realização de Concurso Público, para atendimento de demandas que surjam", adiantou Iran.

Todos esses temas estão sendo debatidos por Iran Barbosa com outros colegas vereadores, mas a população não pode estar alijada da discussão. “A nossa candidatura é baseada em uma plataforma política para a Câmara de Aracaju. Não queremos discutir apenas nomes que deverão ocupar a nossa chapa, mas debater propostas concretas que tornem a Câmara um espaço efetivamente da população aracajuana. E queremos discutir com a sociedade, que deve ter papel protagonista nas definições dos rumos da nossa cidade”, defende Iran Barbosa.

Essas e outras propostas serão apresentadas à população na Alese, na terça-feira, e debatidas publicamente por meio de redes sociais e da imprensa. A atividade de lançamento da Plataforma e da candidatura de Iran Barbosa à Presidência da Câmara será aberta ao público.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.