Poder e Cotidiano em Sergipe
Inadimplência dos sergipanos é a menor em seis anos 16 de Novembro 12H:51
COTIDIANO | Por Max Augusto

Inadimplência dos sergipanos é a menor em seis anos

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, através de sua assessoria executiva e do Instituto Fecomércio analisaram a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), do mês de outubro. A análise concluiu que o momento da condição de inadimplência do consumidor é a menor dos últimos seis anos. O indicador aponta 5,9% do total de famílias endividadas, na condição de não conseguir arcar com seus compromissos contraídos.

No comparativo mensal, contando de outubro de 2016, este é o menor indicador da série histórica analisada pela Fecomércio. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, o baixo número de famílias que estão inadimplentes é o resultado de diversos fatores, como a preocupação com a crise econômica ainda decorrente da pandemia, além da influência direta das orientações para as pessoas adquirirem maior educação financeira, com o foco de não complicarem as contas da casa.

“A baixa inadimplência dos consumidores é um fator importante a ser analisado, pois isso mostra que as pessoas estão mais retraídas para a contração de dívidas em alto volume, a ponto de se tornarem impagáveis. As pessoas estão evitando o efeito “bola de neve” ao não se permitirem entrar em situação de descontrole financeiro. A pandemia forçou as pessoas a tomarem medidas mais práticas para administrar o seu dinheiro, fazendo compras somente necessárias e evitando assim que se coloquem em problemas de dívidas altas”, comentou.

Na análise mensal, o percentual de famílias endividadas em Sergipe apontou uma elevação de +0,4%, atingindo 79,9%. As famílias com contas em atraso também tiveram oscilação positiva, com +0,2%, sendo de 26,5% em outubro. As dívidas das famílias sergipanas se concentram nas três modalidades diretas de compra a crédito. Cartões de crédito, com 96,7%, crédito pessoal, com 23,2% e carnês de compras (crediário), com 22,5% das famílias contraindo compromissos a pagar nestas modalidades. Além das citadas, os entrevistados informaram ter compromissos com cheque especial, cheques pré-datados, crédito consignado, financiamentos automotivos e imobiliários, além de outras dívidas não especificadas.

De acordo com Laércio Oliveira, a elevação no endividamento familiar, mesmo que baixa, é consequência do que está acontecendo no mercado, com a desvalorização da moeda e as pessoas tendo a necessidade de efetuarem compras a prazo em várias situações. O uso dos cartões de crédito é um fator que contribui diretamente para isso.

“O custo dos produtos aumentou consideravelmente em alguns casos, como combustíveis e alimentos, por exemplo. Isso é o reflexo da inflação que tem apresentado crescimento constante em determinadas variáveis, com o indicador do IPCA ultrapassando a casa dos 7% neste ano, no que diz respeito ao indicador de Aracaju, reduzindo o valor nominal do real. Com o poder de compra reduzido, as modalidades de crédito, como os cartões, tendem a ser mais utilizadas, elevando o endividamento familiar. Entretanto, a variação de crescimento é pequena”, disse.

Da Agência Comércio

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.