Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo leva diversos serviços gratuitos ao bairro Santa Maria 21 de Dezembro 7H:56

Governo leva diversos serviços gratuitos ao bairro Santa Maria

A dona de casa, Tatiane Pereira, 32, acordou cedo neste domingo, 20, para levar o filho Carlos Henrique, 12, que tem hidrocefalia, para tirar sua primeira carteira de identidade, durante a realização do Programa ‘Governo em Ação’, no bairro Santa Maria.


Entusiasmada, a moradora demonstrou disposição para conhecer vários dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado a partir da ação que aconteceu nas áreas interna e externa da Escola Estadual Professor André Mesquita Medeiros.


“Vim tirar a primeira via da carteira de identidade do meu filho. Moro aqui no Santa Maria e esse trabalho é muito bom porque as pessoas que não têm condições, como eu, não têm que pegar ônibus e pagar passagem para terem acesso a esses importantes serviços. Se não fosse isso não tiraria a identidade dele agora, porque é difícil sair com ele para pegar ônibus. Vou passar no stand de orientação para pessoas com deficiências e todos que tiverem aqui, aproveitar essa oportunidade. Até o final do dia vou estar aqui conhecendo tudo. Só tenho a agradecer a todos que estão trabalhando para trazerem esses serviços para gente, fui muito bem atendida, atendida rápido e estou gostando muito”, declarou.


Esta é a segunda edição do programa só neste mês, de dezembro, no Santa Maria e a quarta realizada este ano no estado. Nas edições anteriores, que ocorreram também nos municípios de Poço Redondo e Neópolis, a ação levou o nome de Seidh Itinerante, agora o programa ganhou amplitude de ação de governo, trazendo o novo nome.


“Essa ação é baseada na principal proposta do nosso governo, a de cuidar da nossa gente. Sabemos perfeitamente do trabalho da Secretaria de Inclusão Social com interação das demais secretarias ao promover essa interação com a comunidade. Já estivemos aqui no Santa Maria uma vez, esta é a segunda, e vamos ter mais duas aqui. É uma forma de podermos colocar o governo mais próximo do cidadão e da cidadã, atendendo as suas necessidades imediatas e prestando serviço de qualidade à nossa população dos bairros da periferia de Aracaju. Esse é o compromisso do governo e é um compromisso de Jackson também. Temos um cronograma de ações como esta até o final do nosso governo, pois é uma característica do governo Jackson Barreto, foi assim quando eu fui prefeito e será assim até o último dia que eu for governador”, explicou Jackson.


O mutirão realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com outros órgãos tem o objetivo de interagir com a comunidade e identificar as suas reivindicações para a realização de melhorias para o cidadão. Na oportunidade, é desenvolvido um trabalho de combate à pobreza, voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades dos mais carentes.


“Atendemos a um anseio da população. São serviços de um governo que está presente no dia a dia da população e como nós temos esse papel, de cuidar das pessoas, é com muito amor que trazemos esse projeto e no final de janeiro ou início de fevereiro teremos mais uma edição aqui, no Santa Maria.
A gente vê quantas pessoas vêm procurar os serviços e quanto mais eles procuram, mais a gente vai criando outros serviços. Assim, na próxima edição teremos mais serviços. Vamos nos reunir com os colegas secretários para ver que outras ações podem agregar ainda mais ao projeto”, afirmou a secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Marta Leão.


Serviços
Emissão de carteira de identidade; cadastro e encaminhamento da intermediação de mão de obra pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Seidh; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e entrada no seguro desemprego; palestras sobre educação alimentar e entrega de mudas frutíferas; práticas integrativas (massagens, reiki, auriculoterapia, entre outros); triagem para diabéticos e hipertensos; orientações da Samu; reforço da Campanha Motociclista Vivo; testes rápidos de HIV/Sífilis na unidade móvel DST/Aids; Brigada Estadual Itinerante da Saúde e Exército contra o Aedes Aegypti da SES e orientações às famílias de crianças e adolescentes com deficiência, foram algumas da ações disponibilizadas no espaço.


“Vim fazer o teste de Diabetes e aproveite para fazer, também, os Testes Rápidos para HIV e Sífilis, que nunca tinha feito. É muito bom ter esses serviços aqui, principalmente porque aqui a gente pega o resultado na hora, no máximo após 15 minutos, não tem que ficar esperando durante dias como acontece em outros lugares. Como tenho diabetes na família, já vou fazer o teste e aferir a pressão também”, contou a diarista Jacqueline dos Santos, 46 anos.


Para oferecer tantos serviços, além da Secretaria da Inclusão, as secretarias de Estado da Saúde (SES), Segurança Pública (SSP) e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), assim como, Banese, Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) foram parceiros na iniciativa que ofereceu, ainda, à população orientações e mobilização para atividades no Espaço Cuidar; corte de cabelo, barba e escova; atendimento do Banese Card, Banese, balcão de Negociação e Microcrédito; teste vocacional, intercâmbio sociocultural, central de informações e dicas para primeiro emprego e qualificação profissional e informações e atendimento sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.


“Moro aqui na região, soube do evento e soube que não é a primeira vez que tem aqui. Houve outro, há uns 15 dias, fiquei entusiasmado em vim, mas não pude, então, quando soube deste eu vim para resolver umas pendências que tinha com o Banese. O pessoal do Banese foi muito solícito e conseguiu resolver minha situação, renegociei a dívida que tinha e agora posso voltar a ter crédito. Tenho um relacionamento de longa data com o Banese, passei por uma situação de desconforto financeiro, mas aqui a gerente foi muito prestativa e tudo se resolveu. Se não fosse essa ação tão perto da nossa comunidade seria bem mais demorado para poder resolver essa situação, porque eu teria que encontrar um dia livre, ir a uma agência, procurar um gerente, e aqui foi bem mais cômodo”, informou o autônomo Antônio Alves, 34 anos.


Palestras, rodas de conversa e orientações para as mulheres vítimas de violência doméstica com atendimento psicológico individual com a presença da Unidade Móvel (ônibus lilás ) de responsabilidade da coordenadoria de Políticas para Mulheres da Seidh; vistorias em áreas de risco sob demanda e orientações da equipe da Defesa Civil, além de outras atividades destinadas aos moradores da comunidade do bairro Santa Maria; orientações à população por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos [CEDH]; negociação de dívidas, atualização de cadastro, religação, análise de faturas, aferição de hidrômetro e atendimento em geral da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e orientação à população por parte do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) também integraram as ações do dia.


“Além dos serviços básicos prestados pela SES, a partir da equipe de DST/Aids, exames de sífilis e HIV, pressão arterial e glicemia, acompanhamento a pessoas com deficiências, enfim, ações de presença da rede que são trazidas à população para ficar mais fácil o acesso, fazemos também uma busca ativa para ficarmos mais perto das pessoas. Porém, o determinante no momento é a nossa equipe, que está no 17 de Março e na Mangabeira visitando as residências, trabalhando para combater o Aedes Aegypti, pois essa é uma região com uma grande infestação da larva do mosquito. O Exército junto com a nossa Brigada está fazendo um trabalho específico nessa região, porque é uma região muita atingida, principalmente porque há localidades onde a população armazena muita água e orientamos como as pessoas devem agir para cuidar e proteger essas águas”, expôs o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.


O dia foi também de lazer, principalmente para crianças como o pequeno Danilo,
de 5 anos, que acompanhado do seu pai, o pedreiro Charles Santos Jesus, 29, não via a hora de ter acesso à cama elástica montada para divertir a garotada da comunidade. “É bastante importante e gratificante para a nossa comunidade ter um dia diferente com tantos serviços tão perto da gente, especialmente para as crianças, para quem trabalha e não tem tempo de buscar esses serviços na semana. Acordei cedo e enquanto minha esposa foi tirar a carteira de identidade aproveitei para trazer meu filho para se divertir”, disse Charles, morador do bairro 17 de Março.


Fonte: ASN
Foto: Marcelle Cristine/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.