Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo do Estado pretende construir escola profissionalizante na zona Norte de Aracaju 11 de Agosto 8H:17

Governo do Estado pretende construir escola profissionalizante na zona Norte de Aracaju

O governador Jackson Barreto esteve reunido com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira, e membros da sua equipe, na tarde des ontem, dia 10, para solicitar recursos para o término da construção do Centro Profissionalizante de Umbaúba. Pactuada por meio de convênio no montante de R$ 5.318.865,37, a obra está 60% executada.

 

Acompanhado do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, Jackson informou que a gestão investe na expansão do ensino profissionalizante em Sergipe e trabalha para implantar uma escola em cada um dos oito territórios do estado. Gastão Vieira informou que houve o parecer técnico favorável para o aditamento do convênio e afirmou que vai prorrogar e empenhar para posterior pagamento.

 

A reforma completa do Colégio Atheneu também entrou em discussão. O governador está buscando recursos no valor de R$ 8,5 milhões, junto ao FNDE, para revitalizar a escola, ícone da educação para Sergipe. Durante a audiência, que contou com a presença do sergipano Marcos Sales, diretor administrativo do FNDE, Jackson explicou ao presidente do órgão a importância do Colégio Atheneu.

 

“O Atheneu é um símbolo que precisamos preservar. Lá estudou diversas gerações de grandes personalidades do nosso estado. Grandes mestres passaram por ali. Mais que uma escola, o Atheneu é um símbolo da nossa história e da nossa sergipanidade. Vamos lutar para conseguir os recursos para entregá-lo totalmente revitalizado para o nosso povo”, disse o governador.

 

Na reunião, foi tratado também da construção de uma escola de ensino médio na zona norte de Aracaju. “Temos uma demanda muito grande de vagas para o ensino médio na zona norte da capital. Construir essa escola será um marco no nosso governo porque vai atender as camadas mais carentes da nossa população. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Jackson.

 

Gastão Vieira informou que pode enquadrar essa escola da zona norte no programa “Brasil Profissionalizado”, que possui recursos para escolas profissionalizantes. “Podemos ajudar ao estado de Sergipe nesse pleito. Vamos buscar um caminho para viabilizar”, disse Gastão.

 

O governador Jackson Barreto aprovou a ideia de uma escola que possa servir para formar a juventude da zona norte a capital. “Com uma escola profissionalizante, poderemos unir o útil ao agradável. Proporcionar ensino de qualidade e que seja capaz de inserir nossos jovens no mercado de trabalho”, comemorou.

 

Outras pautas tratadas na reunião versaram sobre equipamentos para os Centros de Educação Profissional, implantação do diário eletrônico nas escolas da rede com aquisição de Tabletes, rede wi-fi e servidores, construção de novas unidades escolares padrão FNDE de Ensino Médio nos municípios de Aracaju, Areia Branca, Pacatuba e Carira, reforma e ampliação de unidades escolares.

 

ASN

Foto: Roque Sá

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.