Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe e Fundação Roberto Marinho inauguram o primeiro laboratório da rede Co.Liga no estado 17 de Fevereiro 4H:04
PODER

Governo de Sergipe e Fundação Roberto Marinho inauguram o primeiro laboratório da rede Co.Liga no estado

Projeto é voltado a estimular a economia criativa e a inserção de jovens no mercado de trabalho; primeira unidade foi entregue em Muribeca, durante a 21ª edição do ‘Sergipe é aqui’

O Governo de Sergipe, a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura de Muribeca inauguraram nesta sexta-feira, 16, o primeiro laboratório da rede Co.Liga no estado. Voltado a estimular o empreendedorismo e a inserção da juventude no mercado de trabalho, o laboratório vai oferecer acesso gratuito à internet aos 1.807 jovens muribequenses, que terão à disposição na plataforma um variado leque de cursos com foco em economia criativa. A inauguração foi realizada durante a 21ª edição do ‘Sergipe é aqui’ e contou com a presença do governador Fábio Mitidieri; do prefeito de Muribeca, Mario Conserva; e da coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, Fabiana Cecy.

Com a chegada do Co.Liga, Sergipe passa a ser o segundo estado da região Nordeste a ofertar para os seus municípios os benefícios da plataforma digital, que oferece 38 cursos nas categorias de artes visuais, design, multimídia, música, patrimônio cultural e temas transversais, que dialogam com outros segmentos da economia criativa. O laboratório vai funcionar no antigo prédio do Fórum Municipal de Muribeca, que foi equipado com cinco computadores de ponta, que estarão disponíveis para que os jovens do município, com idades entre 15 e 29 anos, acessem os cursos e tenham uma formação contínua.

“Ampliar o acesso da juventude ao mercado de trabalho é uma das prioridades do Governo do Estado, e essa parceria, com certeza, vai possibilitar que os jovens possam ter acesso a uma internet rápida e de qualidade, com a disponibilidade de um grande leque de cursos, que vão prepará-los a empreender com inovação, criatividade e organização”, destacou o governador Fábio Mitidieri.

A atuação do Governo do Estado, por meio da Superintendência Especial da Juventude (SuperJuv), para trazer o projeto para Sergipe foi destacada pela representante da Fundação Roberto Marinho, Fabiana Cecy. “A articulação do Governo do Estado para que a escola digital tenha capilaridade e possa chegar aos municípios é imprescindível. Aqui em Sergipe, estamos inaugurando o segundo laboratório da região Nordeste, trazendo para população uma oferta rica em cursos de capacitação para preparar os jovens a empreender nas diversas áreas da economia criativa”, frisou Cecy.

Durante a solenidade, o prefeito de Muribeca, Mário Conserva, também destacou a importância do projeto para a juventude e para o próprio desenvolvimento econômico da região. “Nós estamos aqui com mais de 800 jovens catalogados, então é uma escola que vem atender uma demanda muito grande por qualificação profissional. Eu creio que vai ser uma ferramenta muito importante, ao passo que os jovens vão sendo qualificados, ocupando as vagas de empregos que surgirem com cidadãos aqui da região”, disse.

Rede Co.Liga

A Co.Liga é uma escola virtual de economia criativa, que vem se firmando como um poderoso canal de formação profissional e inclusão produtiva para as juventudes. A iniciativa é resultado da parceria entre a Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, e já está presente em vários estados do país, no Distrito Federal, e em mais sete países (Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e EUA). Somente no Brasil, a rede conta com 12 laboratórios.

“Estamos falando de um espaço de fortalecimento de redes, que vai conectar jovens, profissionais e empresas. Nosso principal propósito é oferecer à juventude sergipana meios para que possa se capacitar, aperfeiçoar a sua formação, e com isso ser inserida na economia criativa”, explica a superintendente da SuperJuv, Larissa Alves. “Estamos já estudando a ampliação da parceria com outros municípios do estado”, acrescenta.

Ela explica ainda que, no eixo do trabalho, a Co.Liga promove a conexão dos estudantes com o mercado por meio de uma rede de parcerias estratégicas: empresas, gestores, produtores, desenvolvedores e empreendedores ‘coligados’ oferecem, na própria plataforma, oportunidades de trabalho para os estudantes. Os estudantes também poderão compartilhar seu portfólio na plataforma coliga.digital.

Economia Criativa

A economia criativa é um conceito que engloba atividades econômicas baseadas no conhecimento, na criatividade e no capital intelectual. Ela abrange setores como design, moda, publicidade, música, cinema, artes cênicas, arquitetura, entre outros. Essas atividades geram valor econômico e cultural, promovendo o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.

Para se ter uma dimensão de como a economia criativa vem ganhando destaque no Brasil, entre os anos de 2005 e 2015 a atividade cresceu 70%, passando a representar 2,6% de todo o PIB brasileiro.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Arthur Soares

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.