Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe avança no Ranking Nacional da Transparência 15 de Junho 18H:15

Governo de Sergipe avança no Ranking Nacional da Transparência

Os resultados da segunda fase do Ranking Nacional da Transparência, divulgados pelo Ministério Público Federal (MPF) este mês, mostram que o Governo de Sergipe avançou na pontuação apresentando melhora significativa, no índice de transparência, ao saltar de 5,7 para 8,1.

 

O resultado da ação, que tem por objetivo assegurar o cumprimento das leis que auxiliam a população na fiscalização e controle da administração pública nas esferas municipais e Governo do Estado, mostra o empenho do Governo estadual no sentido de atender a sociedade de maneira ética e transparente, promovendo a inclusão pelo direito e pela renda.

 


Em Sergipe, o Governo do Estado ocupa a segunda posição do Ranking com 8,1 pontos, sendo a cidade de Barra dos Coqueiros a melhor avaliada com 8,9. Já a cidade de Lagarto, que atingiu a pontuação 7,5, ficou com o terceiro lugar. De acordo com a classificação houve, também, redução no número de municípios que não pontuaram, caindo pela metade - de 20 para 10. Já a redução das notas zero seguiu uma tendência nacional que foram reduzidas em mais de 50%.



Os dados da avaliação mostram, também, que a média dos Municípios de Sergipe avançou, passando de 2,01 para 3,28. Nesse quesito, o Estado se manteve na 24ª posição. Já Aracaju, que era a 23ª entre as 27 capitais, passou a ser a 26ª, com 5,1 pontos. Na primeira análise, a capital sergipana apresentou 5,2.



Índice Nacional de Transparência

Na primeira etapa do Ranking Nacional de Transparência, realizada em 2015, todos os Estados e Municípios tiveram seus portais da transparência avaliados, com base em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), cujo resultado foi apresentando pelo Ministério Público Federal, no Ranking, e as falhas encontradas foram comunicadas aos gestores responsáveis, por meio de recomendações do MPF, aos quais foi fixado um prazo de 120 dias para as devidas adequações.



De acordo com o Ministério Público, a melhora ocorreu após a expedição de mais de três mil recomendações feitas pelo MPF, em dezembro do ano passado, o que resultou positivamente na média de notas alcançadas por todos os Municípios e Estados brasileiros que subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.



O governador Jackson Barreto tem se preocupado no tocante às ações desenvolvidas através da Controladoria-Geral do Estado e demais Órgãos da Administração estadual, a fim de atender às recomendações do MPF, na esperança de estar entre os dez Estados mais transparentes do Brasil”, disse o secretário-chefe da CGE/SE, Eliziário Sobral.



Avaliação
A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.