Poder e Cotidiano em Sergipe
Gestão João Alves comete mais um crime ambiental, denuncia Bertulino 27 de Outubro 15H:25

Gestão João Alves comete mais um crime ambiental, denuncia Bertulino

"Apelo à bancada, aos secretários, às pessoas próximas ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), para que o alertem de que estão cometendo mais um crime ambiental nesta sua gestão”.


O apelo foi feito pelo vereador Bertulino Menezes (PSB/SE), ao se referir ao Programa Rodando no Macio, que vem sendo utilizado pela Emurb para promover a pavimentação asfáltica das praças públicas.

 
“Isto é uma violência que estão cometendo contra a natureza e contra as praças”, denunciou o vereador, em pronunciamento durante o grande expediente, em sessão legislativa na Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta terça-feira, 27/10. “Ninguém entende que revitalização é essa!”.
 
 
Bertulino reclama que, além de encobrir os pisos pavimentados e as pedras portuguesas, a equipe da Emurb promove a indevida impermeabilização do solo e o superaquecimento da área, já que a manta asfáltica absorve e retém mais calor. “Estão empurrando asfalto e pavimentando as praças. A população, as crianças estão perdendo este espaço de lazer”, condenou.
 
 
O parlamentar chegou a duvidar de que o prefeito João Alves tenha conhecimento do processo de pavimentação asfáltica nas praças públicas. “Não acredito, pela qualidade de gestão que ele já apresentou, infelizmente em Aracaju faz uma administração caótica, que João Alves tenha conhecimento do que estão fazendo”, criticou.
 
 
Ele lamenta ainda que a gestão despreze a manutenção periódica dos logradouros, tendo decidido asfaltar as praças. “É muito cômodo asfaltar as praças porque a necessidade de manutenção acaba. Infelizmente, para quem é incompetente é preferível matar o boi a tratar o carrapato, que está incomodando”, afirmou, ao pedir a interferência do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, para impedir o que classificou como um crime contra o patrimônio da cidade.
 
 
O parlamentar citou duas praças que já sofreram o processo de asfaltamento, embora venham sendo anunciadas em milionárias propagandas da prefeitura como revitalização. “A Praça da Bandeira e a Praça Alcebíades Paz, localizado na Zona Sul”, apontou.
 
 
Bertulino considerou estranho o fato de o Programa Rodando no Macio, - que seria originalmente destinado à promoção da recuperação asfáltica das ruas e avenidas da cidade -, tenha sido desviado para o que a PMA vem divulgando como um programa de revitalização de praças, enquanto as ruas da cidade permanecem esburacadas. “Agora, me diga: quem vai rodar em cima das praças?”.  

 
“Veja que coisa: ao invés de recuperar as praças, plantar árvores e gramas, o prefeito mandou pavimentar, empurrar asfalto em cima das pedras portuguesas, um símbolo de embelezamento da cidade”, reclamou.
 
Foto: Acrísio Siqueira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.