Poder e Cotidiano em Sergipe
Festa de Lambe-sujos e Caboclinhos acontece neste domingo em Laranjeiras 6 de Outubro 17H:47

Festa de Lambe-sujos e Caboclinhos acontece neste domingo em Laranjeiras

Uma das festas mais tradicionais do município de Laranjeiras acontece no próximo domingo, 09, com o apoio da Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se da festa de Lambe-sujos e Caboclinhos.

 

Milhares de pessoas do ato que é tradição no município e conhecido como uma das maiores manifestações culturais do país, iniciando às 4h da madrugada com a alvorada e encerra por volta das 18h com o combate entre os grupos.



Na última semana, os grupos receberam todo o material cedido pela prefeitura para a realização do evento. “Nós disponibilizamos todo o material solicitado pelos líderes dos grupos dos Lambe-sujos e Caboclinhos, entre os materiais nós entregamos instrumentos musicais, tecidos, tinta xadrez e demais adereços para a confecção das indumentárias”, destacou o secretário municipal de Cultura, Evanilson Calazans.

O secretário também informa que haverá policiamento no evento para fazer toda a segurança dos laranjeirenses. “O prefeito Juca de Bala solicitou junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) policiamento para a festa que acontece neste domingo no município. A solicitação foi atendida e a SSP garantiu total segurança dos munícipes em mais uma edição dos Lambe-sujos e Caboclinhos”, concluiu.



Sobre a Festa
São dois grupos folclóricos unidos num folguedo que se baseia no episódio da destruição dos quilombos. O grupo dos Lambe-Sujos é formado por meninos e homens totalmente pintados de preto, usando uma mistura de tinta preta e melaço de cana-de-açúcar para ficar com a pele brilhosa. Eles usam short e um gorro de flanela vermelha. Nas mãos, uma foice, símbolo de luta pela liberdade. Fazem parte do grupo o Rei, o Príncipe, Pai Juá e a Mãe Suzana, representando uma escrava negra.



Junto com os Lambe-Sujos se apresentam os Caboclinhos, que pintam o corpo de vermelho e usam indumentária indígena: enfeites de penas, cocar e flecha nas mãos. A brincadeira consiste na captura da rainha dos Caboclinhos pelos Lambe-Sujos, que fica aprisionada. À tarde, há a tradicional “batalha” pela libertação da rainha, da qual os Caboclinhos saem vitoriosos.



O grupo musical que acompanha o folguedo é composto por ganzás, pandeiros, cuícas, tambores e reco-recos. Hoje, a "Festa de Lambe-Sujo", como é conhecida, tornou-se uma das mais importantes da cidade de Laranjeiras, acontecendo sempre no segundo domingo de outubro.



Programação
O início da festa será por volta das 4h30 com a alvorada de fogos de artifício e o primeiro encontro do grupo dos negros na casa do rei. No sábado eles saem à feira para arrecadar os mantimentos para a realização da feijoada que será servida ao meio-dia do domingo.



Confira a programação da representação cultural:
4h30 - Alvorada dos lambe-sujos em seguida cortejo pelas ruas da cidade (saída da Barraca no Largo do Quaresma);
9h - Cortejos dos lambe-sujos e caboclinhos pelas ruas em direção a Igreja Matriz, onde ocorrerá a bênção dos grupos.
17h - Combate entre os lambe-sujos x caboclinhos no Largo do Quaresma.

 

Prefeitura Laranjeiras

Fotos: Evaldo Moura / PML

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.