Poder e Cotidiano em Sergipe
“Faltam políticas públicas para a população idosa no Brasil”, diz Max 1 de Outubro 15H:11

“Faltam políticas públicas para a população idosa no Brasil”, diz Max

De acordo com as projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a população idosa deverá superar a população menor de 14 anos em 2015. Neste 1° de outubro em que é comemorado o Dia do Idoso no Brasil, o vereador Max Prejuízo (PSB), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o pequeno expediente, para fazer uma reflexão sobre essa inversão da pirâmide populacional que demonstra o novo papel do idoso em nossa sociedade, como também a necessidade da promoção do desenvolvimento de sua independência e autonomia na vida social.
 

“Neste dia do idoso devemos refletir e questionar: quais as políticas desenvolvidas para o idoso? Quais são os direitos assegurados que o idoso tem de acesso a habitação e saúde? Pessoas que contribuem uma vida inteira e no final não têm um lar para chamar de seu, que necessitam fazer uma cirurgia de catarata e nem sabem para onde ir. Esse idoso merece uma atenção especial por parte do poder público”, disse Max.
 

Ao citar alguns benefícios que a população idosa conquistou, como o acesso gratuito ao transporte público, a cultura e ao lazer, disse que é preciso fazer mais, pois os idosos estão cada vez mais ativos e é preciso que eles tenham acesso a prática da atividade física.


"Em nosso conjunto implantamos o projeto O Augusto Franco é Mais Saúde, onde a participação da população idosa é crescente e constante, a exemplo do Sr Gileno, que aos 76 anos de idade, faz parte do grupo Ginástica Noturna. A exemplo do Sr Paulo Xavier, que além da Ginástica Noturna, participa também do grupo de pedal do AF. O acesso a prática da atividade física deve ser prioridade também do governo. A academia da cidade precisa ser priorizada pelo governo municipal, através dela é possível combater e prevenir a obesidade, o diabetes e tantas outras doenças”, defendeu Max.
 

O parlamentar ressaltou ainda a importância de políticas públicas que garantam a população idosa direito a moradia, saúde e lazer,  elementos fundamentais e imprescindíveis de inclusão do idoso na sociedade, ou seja, “para que o idoso exerça um papel ativo na sociedade e para que a sociedade trate o idoso com respeito e dignidade”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.