Poder e Cotidiano em Sergipe
Ex-deputado quer informações sobre subvenções de conselheira 14 de Janeiro 1H:15

Ex-deputado quer informações sobre subvenções de conselheira

O ex-deputado estadual e presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Sergipe, Nelson Araújo dos Santos, quer saber em detalhes como a ex-deputada estadual e atual conselheira do Tribunal de Contas, Suzana Azevedo, aplicou as suas verbas de subvenções. Para isso ele protocolou ontem um requerimento no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), solicitando as informações.

Nelson quer ter acesso a relação de todas as associações que a conselheira destinou recursos das subvenções, nos exercícios de 2011, 2012, 2013 e 2014, além da comprovação de que as contas foram apreciadas pelo TCE, com o devido parecer.


O ex-deputado também quer ver os planos de aplicação dos recursos destinados à cada associação e atestado firmado pelo juiz, promotor ou prefeito municipal, comprovando onde a instituição está sediada. Exibindo a base legal de cada pedido, ele ainda cobrou a previsão na Lei Orçamentária de 2011 e 2014, para a autorização de destinação dos recursos a estas entidades.


Nelson lembra que recentemente a sociedade sergipana tomou conhecimento de que os deputados estaduais direcionavam recursos das verbas de subvenções para associações fantasmas, inexistentes e até sem endereço e localização precisa.


Ele destacou que entre os nomes citados no caso estava o da então deputada e hoje conselheira, Suzana Maria Fontes de Azevedo Freitas, que no dia 29 de dezembro de 2014 publicou uma nota de esclarecimento sobre a matéria exibida no programa Fantástico – denunciando suposto o uso irregular das subvenções.


No texto Suzana falou sobre o exercício dos seus mandatos de deputada e garante que exerceu seus mandatos dentro dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 


Nelson ressaltou a parte e que a conselheira publicou: “Para deixar claro ao povo sergipano que nada tenho a esconder na minha vida pública, comunico nesta oportunidade que abro mão dos meus sigilos fiscal, telefônico e bancário para a Justiça e para os Ministérios Público Federal e Estadual, afim de deixar transparente que jamais busquei na política uma fonte de enriquecimento”.


Subvenção
Verbas de subvenção são recursos que os deputados estaduais destinam a entidades que realizam trabalhos sociais. Até o ano passado cada deputado estadual tinha direito a destinar R$ 1,5 milhão por ano. O uso da verba foi destaque depois que o MPF protocolou a cassação de vários deputados, por uso irregular dos recursos durante o período eleitoral. Em alguns casos há indícios de que entidades fantasmas recebiam o dinheiro, que acabaria retornando aos bolsos dos deputados. O caso foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.