Poder e Cotidiano em Sergipe
Estado pode descontar imposto de renda de servidores públicos sobre um terço de férias 23 de Fevereiro 12H:19

Estado pode descontar imposto de renda de servidores públicos sobre um terço de férias

O juiz João Hora Neto decidiu que o estado de Sergipe pode sim descontar imposto de renda sobre um terço de férias de servidores públicos.


A decisão foi monocrática, com base em recente jurisprudência do STJ, o Recurso Especial 1.459.779 - MA, de 22 de abril de 2015.


Treze servidores estaduais
(defensores públicos, agente policial, Promotor de Justiça) ingressaram um com respectivas ações perante o Juizado da Fazenda Pública dizendo que o chamado terço de férias, por ser verba indenizatória, não incidiria imposto de renda e contribuição previdênciária. No primeiro grau, o Juiz Anselmo Oliveira, do referido Juizado, deu ganho de causa a eles contra o Estado de Sergipe.


Então, o Estado de Sergipe interpôs treze Recursos Inominados contra os tais servidores perante a Turma Recursal alegando o contrário, ou seja, que o terço de férias é verba remuneratória e não indenizatória, pois aumenta o patrimônio do trabalhador/servidor, o que implica na incidência do Imposto de Renda.


“Então, fui convocado e decidi a favor do Recorrente, Estado de Sergipe, entendendo que o abono de férias (terço de férias) é sim uma verba remuneratória, pois deriva do trabalho remunerado, significando um acessório deste. O abono de férias não indeniza prejuízo e as férias gozadas não tem caráter indenizatório/compensatório, mas natureza remuneratória, pois significa um ganho patrimonial”, disse o magistrado.


Dezessete Juízes se declararam suspeitos para relatar os Recursos. O Estado de Sergipe ganhou todos os recursos.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.