Poder e Cotidiano em Sergipe
Esgoto doméstico está matando o Rio Sergipe 7 de Março 14H:35

Esgoto doméstico está matando o Rio Sergipe

Deu no Jornal da Cidade:


Nem só de beleza vive o Rio Sergipe. Infelizmente, as ações do homem têm prejudicado esta beleza natural que divide o nome com o menor estado da Federação. Fonte de renda e de abastecimento humano, o Rio Sergipe vem sendo cada vez mais degradado sofrendo perdas irreparáveis.


De acordo com o professor de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe, José do Patrocínio Hora Alves, o esgoto doméstico é uma das principais causas de degradação do rio.

 
Ele explica que isso ocorre porque o índice de tratamento de esgoto continua sendo muito baixo. Os principais impactos dos despejos sanitários são a elevada concentração de matéria orgânica e a presença de patógenos humanos.
 
Os dejetos jogados no rio, segundo o pesquisador, estão associados aos patógenos humanos presentes no esgoto doméstico, que causam doenças como: febre tifoide, gastrenterites, cólera, leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias, etc.

 
José do Patrocínio acrescenta que um dos ambientes da bacia do Rio Sergipe mais poluídos por esgotos domésticos é o rio do Sal.


O rio do Sal recebe despejos sanitários in natura de vários núcleos habitacionais (Jardim Centenário, Santa Gleide, Bugio, Soledade, Bonfim, Fernando Collor, João Alves, Marco Freire I, II, III etc.), da Estação de Tratamento de Esgoto de Aracaju e descartes de fazendas de aquicultura.


Leia matéria completa no JornaldaCidade.Net

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.