Poder e Cotidiano em Sergipe
Emerson: 17 de Junho 13H:24

Emerson: "Em ano sem eleição, aumento do servidor fica abaixo da inflação"

Na manhã de hoje o vereador Dr. Emerson (PT) usou o pequeno expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para analisar a lógica entre o aumento do servidor público em ano com e sem eleição. De acordo com ele, o reajuste salarial dos servidores municipais proposto pelo Prefeito João Alves de 5% fica muito abaixo da inflação que é de 8,47%.

 
“O índice de 5% que o Prefeito deu foi um índice muito abaixo da possibilidade que ele poderia dar. E isso se deve ao fato de não estarmos em ano de eleição. Se a gente analisar a Lei de Responsabilidade Fiscal 2014/2015, o comprometimento foi de 52.18% quando pode existir um comprometimento de até 54%, ou seja, esta abaixo”, argumenta Dr. Emerson.

Esse ano, o comprometido da Lei de Responsabilidade Fiscal é de 46, 97% bem abaixo dos 54%.


Durante o discurso o vereador Dr. Emerson apresentou os dados de arrecadação do município de Aracaju fornecidos pela Secretaria da Fazenda. “O IPTU esse ano teve um incremento de 18%, o incremento da parcela do ICMS foi 11.5%, aumentos maiores que os 5% que estão sendo sugeridos para o servidor. Já a parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) 5,5% foi a que menos aumentou, mas mesmo assim o aumento foi maior que a parcela que o Prefeito deu. Com base nisso eu mostro que não tem sustentação o argumento de 5% de aumento no salário proposto pelo Prefeito”, ressaltou o parlamentar.


Aumento Mínimo
Segundo o vereador Dr. Emerson, a lógica de aumento do servidor depende exclusivamente de ser ou não ano de eleição. Ou seja, em ano que não tem eleição o aumento salarial do servidor não repõe a inflação, geralmente é abaixo da inflação, no ano que tem eleição repõe e às vezes dão até um pouco mais. “Não dão o aumento correto porque não querem. Somente em ano de eleição o trabalhador consegue repor as perdas salariais. Nos demais anos ele só perde, e isso significa uma perda salarial histórica para os trabalhadores”, avalia Dr. Emerson.


O parlamentar explica que em 2009 a inflação foi de 4,31%, já o aumento dos servidores de 1%. “Em 2009, não era ano de eleição. Eu era da bancada de apoio e votei contra esse aumento. Não concordo com essa lógica, com essa prática, porque eu faço política com coerência. Em 2010, tinha eleição e a inflação foi de 5,91% e o aumento 9%. No ano de 2011 não tinha eleição e a inflação - 6,5% e o aumento 6%. Já em 2012 tinha eleição e 5,84% inflação e a média de aumento foi 7%. Chegamos em 2013 inflação 6% aumento 5%, não tinha eleição, 2014 tinha eleição 6,41% aumento 6,5. Este ano não temos eleição e a inflação é de 8,47% e o aumento proposto é de 5%”, expõe Dr. Emerson.


Além disso, o aumento de passagem de ônibus em 2012  foi de 12%, em 2013 – 8,8%, já em 2014 – 15%, ou seja, acima do percentual de aumento dos trabalhadores. “Nós temos sempre os aumentos, essa que é a lógica. Ele está sempre acima da inflação e olhe que os preços deveriam repor a inflação, mas esses preços estão sempre corrigidos acima da inflação e os mesmos governos que tem que dá aumento. Quando é ano de eleição o aumento sempre é bem abaixo da inflação, independentemente de quem esteja no poder a situação é sempre essa”, ressalta o vereador.


Segundo Dr. Emerson, para entender como essa lógica funciona tem que entender como se dão as eleições, como se dão os financiamentos. Por exemplo, porque o político não quer acabar com financiamento privado de campanha? “Não querem acabar porque essa lógica tem que funcionar. E a principal vítima de todo esse processo é a população, e o principal responsável para resolver esse problema também é a população. Enquanto a população se submeter a essa lógica e ficar lutando por cargo comissionado, por emprego para não ir trabalhar, aceitar fazer distribuição de subvenção não mudará essa lógica. Cabe a população querer muda-la ou não”, avalia o parlamentar.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.